A música renascentista evoluiu a partir das bases da música medieval, e ao longo do período não se observam bruscas quebras de continuidade, mas sim uma prolongada e gradual transição de um predomínio absoluto da linha melódica horizontal, de ritmos livres, dependentes apenas da prosódia do texto, e desenvolvida sobre ...
Textura mais rica, com quatro ou mais partes melódicas independentes sendo executadas simultaneamente. Essas linhas melódicas entrelaçadas, um estilo chamado polifonia, é uma das características que definem a música renascentista. Misturando, ao invés de contrastar, linhas melódicas na textura musical.
No Renascimento surgiram os primeiros álbuns de música, só para instrumentos de teclados. Muitos instrumentos, como as charamelas, as flautas e alguns tipos de cornetos medievais e cromornes continuavam populares. Outros, como o alaúde, passaram por aperfeiçoamentos.
Novos gêneros e estilos musicais floresceram neste período (moteto secular, madrigal, chanson, frottola, rondó e baladas, além de danças), assim como novos instrumentos musicais: o alaúde, a viola da gamba, a viola de mão, o fagote e instrumentos de teclas, muitos surgidos através de uma gradual evolução de ...
Principais Compositores Renascentistas
Período Renascentista (1450-1600): Praticamente não existiam orquestras, apenas instrumentos isolados como Alaúde, Flautas Doces e Viola da Gamba. Por isso, o estilo musical desse período é a polifonia coral, que se constitui de várias melodias cantadas ou tocadas ao mesmo tempo.
As principais divisões cronológicas da música clássica são: o período da música antiga, que inclui a música medieval (476 – 1400) e a renascentista (1400 – 1600), o período da prática comum, que inclui os períodos barroco (1600 – 1750), clássico (1730 – 1820) e romântico (1815 – 1910), e os períodos moderno e ...
A disposição dos músicos numa orquestra segue uma seqüência padronizada: os músicos são dispostos em semicírculo, sendo que as cordas vêm na frente: harpa, violino, viola, violoncelo e contrabaixo, seguidos de sopros de madeira: flauta, flautim, clarinete, oboé, fagote, corno inglês, clarone, saxofone e contrafagote, ...
Explicação: A música profana no período medieval é constituída de canções de amor, sátiras políticas e danças acompanhadas de instrumentos como pandeiro, harpa ecornamusa que eram fáceis de ser transportados pelos cantores que se deslocavam de uma cidade para outra./span>
Adota-se o termo músico quando nos referimos a qualquer pessoa ligada diretamente à música, em caráter profissional ou amador, exercendo alguma função no campo de música, como a de tocar um instrumento musical, cantando, escrevendo arranjos, compondo, regendo, ou dirigindo um grupo coral ou algum grupo de músicos, como ...
Considera-se música profana toda aquela que não é religiosa: músicas de divertimento, de dança, para dormir, guerrear, trilhas sonoras, para relaxar etc. Em todos os gêneros, encontra- mos músicas profanas. Faça uma lista de intenções das músicas profanas que você conhece.
A música em rituais é muitas vezes usadas como tributo aos Deuses diante que muitos dos rituais eram com batuques na época dos homens das cavernas (neandertalense) em forma de acalmar a chuva ou convoca-la. ... Músicas da época dos homens neandertalenses imitavam sons da natureza./span>
A MÚSICA NAS RELIGIÕES Desde que o mundo é mundo, o som tem sido instrumento de ligação dos seres humanos com o sobrenatural. A música, em especial, tem feito parte dos rituais de fé desde os primórdios da história como forma de conectar e elevar as pessoas às suas divindades e crenças./span>
Música se relaciona com religião de várias maneiras, quer nos sistemas de crença, quer no controle do poder. Ambas são universais da cultura. Como não temos conhecimento dos universais empíricos da própria música, o estudo abrangente de sua associação com o sagrado é um duplo desafio.
Música e religião têm a mesma origem", Explicação: Ambas desencadeiam sentimentos difíceis de definir com palavras, têm a capacidade de provocar experiências que ultrapassam o dia a dia."/span>
Em comum entre as duas concepções do sagrado na música é a noção de que a música não deve ser considerada como um mero passatempo ou entretenimento, pois ou ela é em si mesma algo sagrado, como na Sacralização da Música, devendo ser apreciada com o mesmo respeito que tem quando se está num templo durante um ritual; ou, ...
Resposta: 1: É que a música não deve ser tratada apenas como entretenimento ou passa - tempo, deve ser considerado algo sagrado. 2: a música está hoje associada não só no uso de softwares e tecnologiasde todo porte, mas a própria utilização de redes simbólicas coletivas através da tecnologia./span>
Há muito tempo a música é usada como forma de nos conectar ao que é divino. Se em um primeiro momento houve certa resistência para que monges ouvissem música, com o tempo, o lirismo cantado passou se estabelecer como parte da tradição budista, dando origem a mantras, oferendas e celebrações variadas na religião.
Resposta. Resposta: A música está hoje associada não só ao uso de softwares e tecnologias de todo porte em processos de produção, mas à própria utilização de redes telemáticas como espaço de produção simbólica coletiva, através das tecnologias P2P, além do uso dessas redes como instrumento de circulação da produção./span>
Hoje em dia já é possível criar canções inteiras e até mesmo vozes artificiais com apenas o uso de um computador. O crescimento da tecnologia na musica foi tão grande que o sistema analógico já foi abandonado nos maiores estúdios do mundo dando lugar a computadores e softwares de gravações.
Resposta: A tecnologia na música se refere a todas as formas de tecnologia envolvidas com a música, e particularmente ao uso de dispositivos eletrônicos e de software para nas etapas de composição, gravação, armazenamento e execução de música./span>
A simples possibilidade de passar as notas de uma composição musical para um pedaço de papel, de se distorcer o som de uma guitarra, ou propagar vozes através de um microfone, são consideradas tecnologias aplicadas na música.
A evolução da indústria musical se mistura com a evolução das mídias e formatos de distribuição, desde os discos de vinil, passando pelo rádio, as fitas K7 e os CDs, até chegar ao MP3 (saiba mais detalhes sobre a história neste infográfico)./span>
Existem ferramentas computacionais que proporcionam formas diferentes de contato com a prática musical. O uso de sintetizadores, editores de partituras e ambientes virtuais são algumas ferramentas utilizadas dentro deste contexto, proporcionando novas possibilidades de aprendizagem.
Resposta. Existem várias vertentes de pensamentos sobre tecnologia, a depender também de que tipo de tecnologia estamos tratando. Mas, no geral, vejo a tecnologia como algo que representa o avanço da ciência e que proporciona a criação de novos objetos ou técnicas úteis em diversas áreas, como saúde e comunicação./span>