Ou seja, para subtrair um vetor, gire-o 180o e acrescente o mesmo. Caso esteja somando ou subtraindo mais do que dois vetores, junte todos os outros vetores na sequência cabeça-rabo. A ordem usada não importa. Este método pode ser usado para vários vetores.
As operações com vetores devem ser realizadas somente após análise da posição relativa entre eles. A partir de então, pode-se escolher a equação adequada. ... O tamanho da reta representa o módulo (valor numérico) do vetor, a reta representa a direção da grandeza e a seta indica o sentido.
Como calcular a componente de um vetor a na direção de um eixo OX ? A componente ax na direção do eixo OX é um vetor cuja direção é a do vetor i unitário do eixo OX e cujo módulo é ax = a cos a.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Usamos essa regra do paralelogramo quando temos dois vetores é um ângulo formado entre eles. Para determinar o vetor resultante dessa soma vetorial, usamos à lei dos cossenos com o sinal de mais: R2 = B2 + A2 + 2* A* B * Cos (θ).
O teorema da Lei do Cossenos diz que: “Em todo triângulo, o quadrado da medida de um lado é igual à soma dos quadrados das medidas dos outros lados, menos o dobro do produto dessas medidas pelo cosseno do ângulo que eles formam.” Assim, pela lei dos cossenos temos as seguintes fórmulas: a² = b² + c² – 2 .
A Lei dos Senos determina que num triângulo qualquer, a relação do seno de um ângulo é sempre proporcional à medida do lado oposto a esse ângulo.
Hipotenusa: é o lado oposto ao ângulo reto, sendo considerado o maior lado do triângulo retângulo.
P = a + b + c Onde: P: representa o perímetro do triângulo; a, b e c: representam os lados.
A área do triângulo geralmente é calculada através do produto da medida da base do triângulo pela sua altura, e dividido por 2. O triângulo é um polígono com três lados, este lados são formados por segmentos de retas unidos em três pontos que chamamos de vértices.
Para calcular o metro quadrado de uma parede você deve multiplicar a altura por sua largura. Exemplo: Suponhamos que nossa parede tem as mesmas medidas do quarto acima, então temos 3 metros de altura por 4 metros de largura, multiplicando: 4 x 3 = 12m²; Assim como o quarto, encontramos 12 m².
Podemos escrever: a área de uma região triangular é dada pela metade do produto da medida base pela medida da altura correspondente. Nem sempre podemos usar a fórmula citada anteriormente, pois em algumas situações a base ou a altura não são dadas, tendo então que recorrer à Fórmula de Heron.
O metro quadrado é calculado da seguinte forma: lado x lado. A maioria dos terrenos são retangulares. Vamos levar isso em consideração e realizar o cálculo. Um terreno possui 14 metros de frente (essa medida pode ser chamada de testada) e 22 metros de profundidade.