Os principais sintomas são diarréia - que pode levar a desidratação -, vômitos e febre, além de problemas respiratórios, como coriza e tosse. A transmissão pode ser fecal-oral ou seja, o vírus é eliminado nas fezes do paciente, contamina a água ou alimentos, e pode entrar em contato com a pessoa através das mãos.
O vírus é transmitido pela rota fecal-oral. Infecta e danifica as células que revestem o intestino delgado (enterócitos) provocando gastroenterite. O rotavírus foi descoberto em 1973 e é responsável por 50% dos internamentos hospitalares devido a diarreias agudas em crianças.
Rotavírus é uma infecção que causa gastrenterite aguda. O diagnóstico clínico pode ser confirmado por um exame laboratorial específico para pesquisar a existência do vírus nas fezes do doente. Existem sete sorotipos diferentes de Rotavírus, mas somente três deles infectam o homem e causam gastrenterite aguda.
Os sintomas do rotavírus começam com febre e vômito, seguidos de diarreia aquosa, que normalmente dura de cinco a sete dias. Caso os líquidos perdidos não sejam repostos, com frequência ocorre a desidratação.
A presença de todos os três sintomas (vômito, febre e diarreia) é relatada mais comumente com rotavirus do que com outros vírus gastrintestinais. A doença dura geralmente por 3-8 dias, mas o vírus pode ser derramado no tamborete para até um mês.
Como é o tratamento do rotavírus? Geralmente, os casos mais leves do rotavírus se curam naturalmente, sendo que a pessoa precisa se manter bem hidratada, por meio da reposição dos líquidos e minerais que são eliminados nas fezes. O soro caseiro pode ser um grande aliado no tratamento do rotavírus.
O tratamento é baseado na reidratação do paciente - pode ser água, chá, água de coco, sucos ou isotônicos. Medidas simples de combate à desidratação, como o uso de soro caseiro, reduzem drasticamente o número de mortes. A desidratação é o sintoma mais grave das infecções intestinais provocadas pelo rotavírus.
VACINAS ROTAVÍRUS A diarréia geralmente dura de 3 a 8 dias, mas pode ser grave e evoluir para desidratação.
Durante o tratamento da infecção intestinal é importante beber bastante água para repor os líquidos perdidos pela diarreia e vômitos, e consumir alimentos de fácil digestão, como arroz branco cozido, macarrão, carnes brancas com pouco tempero, frutas cozidas e sem casca, sucos coados e chás com açúcar, lembrando de ...
Esse tipo de vírus é extremamente contagioso e se espalha com muita facilidade. Sua transmissão é feita via fecal-oral ou seja, o vírus é eliminado nas fezes, contamina a água ou alimentos, entrando em contato com a pessoa através das mãos.
Confira, a seguir, os alimentos mais recomendados para tratar a intoxicação alimentar:
Dor abdominal, diarreia, náuseas e aquele mal-estar que não passa por nada: esses são os sintomas clássicos das viroses intestinais. Mas também são sinais que aparecem quando comemos algo contaminado e temos uma intoxicação alimentar.
Resumo da notícia. Todos os anos, cerca de uma em cada dez pessoas no mundo (cerca de 600 milhões de indivíduos) adoece ao consumir alimentos contaminados por bactérias, vírus, parasitas ou substâncias químicas —e 420 mil morrem.
Caso o consumidor encontre o produto estragado, o especialista em direito do consumidor Welder Rodrigues Lima afirma que o fornecedor deve providenciar a imediata substituição, sem ônus para o comprador, por outro item com as mesmas características ou a devolução da quantia paga, a critério do cliente. ;Tanto o ...
Importante destacar que todo produto possui um prazo de garantia legal obrigatório independente da garantia dada pelo fabricante, sendo 30 dias para reclamar de vício ou defeito de produto não durável e 90 dias para reclamar de vício ou defeito de produto durável.
pelo telefone 156: Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC da Prefeitura)....A rotulagem de alimentos deve, também, atender ao disposto em: