Os alofones são as realizações fonéticas de um mesmo fonema, variação essa que é condicionada por fatores contextuais (inerentes à vizinhança fonética ou coarticulação), dialetais (em função da variedade geográfica que é falada) ou que simplesmente decorre de opções estilísticas individuais.
O arquifonema é a neutralização de um fonema, que em outro ambiente fonológico poderia provocar mudança de signos lingüísticos. O corpus é constituído por dados provenientes a fala transcrita de seis alunos de ensino fundamental, tomando como base de investigação oito palavras de língua portuguesa.
Os alofones, alofonia ou variação livre são os vários sons que realizam um mesmo fonema, ou seja, um determinado som como variante de um mesmo fonema.
Em sambar/zombar, temos um par análogo, ou seja, um par que estabelece contraste em ambiente semelhante. Explicação: Aqui, se trata de um alofone, isto é, um mesmo fonema que se realiza de modo diferente em diferentes parte de uma região. Um exemplo: tia.
A noção de fonema está ligada à noção de oposição. Quando se muda um fonema por outro, temos mudança no significado da palavra, esses sons são chamados de pares mínimos.
Em sons vozeados, que são também chamados sonoros, podemos sentir a vibração das pregas vocais que ocorrem como consequência da abertura e fechamento dos músculos que a compõem. Podemos verificar isso ao produzirmos o som de [z] continuamente. ... Principalmente, quando ela produz o som em voz baixa, quase sussurando.
Entre as propriedades dos sons consonantais destaca-se o vozeamento caracterizado pela vibração ou ausência de vibração das pregas vocais. Um som é vozeado ou sonoro quando ocorre vibração das pregas vocais e desvozeado ou surdo quando em sua produção as pregas vocais não vibram.
Efeitos sonoros ou efeitos de áudio são sons criados ou editados artificialmente, utilizados para enfatizar obras artísticas como filmes, programas de televisão, animações, jogos de vídeo, músicas, ou outros meios de comunicação. Na indústria de gravação é frequentemente abreviado como "FX".
O fato de subir de uma nota à outra ou de modificar a intensidade, leva a sustentar e alargar as cavidades supra-laríngeas. Mas, para que elas não se fechem novamente, e para que não haja modificação do timbre, é necessário imaginar que elas continuam a alargar-se e que a pressão é mantida constantemente.
Esse recurso é muito utilizado para criar efeitos de sentido no texto, que são chamados de figuras sonoras, ou seja, são recursos que exploram os sons para produzir significados. As figuras sonoras constituem-se em: onomatopeia, aliteração, assonância e paronomásia, entre outras.
A poesia sonora poderia ser definida como aquela que evita usar a palavra como mero veículo de significados. A composição do poema ou texto fonético está estruturada com sons que requerem uma realização acústica e uma performance.
Gramática. A aliteração é uma figura de som na qual se cria um enunciado utilizando-se repetidamente o mesmo som de alguma consoante, causando um jogo de sons e de sentidos. É bastante comum na linguagem poética e em trava-línguas.
A rima é um recurso de estilo de linguagem bastante utilizado em textos dos gêneros discursivos estruturados em versos, como poemas e músicas. Esse recurso é utilizado com o objetivo de atribuir aos textos mais sonoridade, ritmo e musicalidade.
2) Qual é o recurso sonoro utilizado em boa parte do poema de cordel? ... Na maior parte do cordel há rima, e as estrofes apresentam seis versos.
Mas elas não ocorrem no final dos versos, e sim no meio. Logo, são rimas internas ou coroadas. Perceba que as palavras "rastro" e "astro" são bastante semelhantes, mas tem sentidos diferentes. Esse recurso de aproximar palavras com sons parecidos, mas de sentidos diferentes, chama-se PARANOMÁSIA.
O ritmo é um recurso estilístico que consiste na divisão de tempo em períodos uniformes mediante a sucessão de intensidades diferentes nas sílabas poéticas dos versos.
Recursos da linguagem poética, rima, ritmo, métrica, sonoridade e musicalidade. Métrica, ritmo e rima são alguns dos recursos inerentes à linguagem poética.
c) Em sua opinião o que produz ritmo e musicalidade nesses versos? o ritmo e a musicalidade são criados por meio de rimas e pelas palavras escolhidas e sua combinação nos versos. Também pela cadência regular nos versos.
Os componentes básicos do ritmo são o som e o silêncio, que são combinados para formar padrões sonoros. Tais padrões sonoros são repetidos ao longo de uma melodia, dando assim, origem ao ritmo, que pode ter uma batida constante ou variável.
A quantidade de sílabas determina a métrica do verso, enquanto a posição das sílabas tônicas lhe define o ritmo.
p ritmo é formado pela sucessão, no verso, de unidades rítmicas resultantes da alternância entre sílabas acentuadas (fortes) e não-acentuadas (fracas); ou entre sílabas constituídas por vogais longas e breves. Até o início de nosso século, valorizava-se sobretudo a contagem silábica dos versos.
É como você repetir um refrão de 'sons', com as mesmas tonalidades. Repetindo os sons das palavras dentro dos versos você terá a musicalidade de-se-ja-da em seus versos. A pronuncia das palavras são idênticas para os ouvidos se tornando algo agradável este som quando apresentado no meio do conteúdo dos versos do poema.
Verso é a unidade rítmica de um poema. Corresponde a uma linha de uma estrofe. Estrofe é um agrupamento de versos.
A métrica é a contagem de sílabas métricas ou sílabas poéticas que constituem e dão harmonia ao verso. A métrica é o recurso utilizado para se medir um verso através da contagem das sílabas poéticas. Essa técnica leva em consideração a sonoridade.
Estrofe: agrupamento de versos. Elas podem ser classificadas quanto ao número de versos em: monóstico , dístico, terceto, quarteto ou quadra, quintilha , sextilha, septilha , oitava, nona, décima. Refrão ou estribilho: são versos que se repetem no final das estrofes.