Para fazer um invólucro de argila você deve diluir a mesma em água abundante e fervida (pode estar fria ou quente) ou mesmo numa infusão que seja adequada para cada caso. A água deve ficar com uma espécie de aparência lodosa. Depois você deve introduzir ligaduras ou telas e cobrir com elas a parte a ser tratada.
Argila endurecida agora pode ser obtida por fundição de blocos de argila.
Como amolecer argila
Não deixe chegar a endurecer nem molhe muito a massa, já que a argila perderia consistência. Cada vez que a for tampar a peça, esborrife com um difusor de água uniformemente, sem encharcar muito a base. Se molhar a peça em excesso aparecerão rachaduras e poderia enfraquecer sua estrutura.
Para fazer com que a argila volte a ficar mole, você pode fazer alguns procedimentos: repor os materiais que ela perdeu, bater e amassar, esquentar, adicionar um pouco de água, mas sempre tomando muito cuidado com as quantidades adicionadas.
Para melhor conservar a argila, recomenda-se colocá-la ao sol uma vez por semana e, ao retirá-la do vasilhame, usar uma colher de pau. Feita através da ingestão de pequenas pelotinhas de barro ou da mistura de uma colher (chá) de argila e ½ copo de água, deixada em repouso durante algumas horas.
Ela pode ser usada tanto interna como externamente, em banhos, cataplasmas e máscaras para o rosto. O importante é que a argila não deve ter contato com objetos metálicos; deve ser guardada em potes de vidro e em lugar claro.
Você não deve, jamais, deixar a argila secar na pele. Por se tratar de um mineral, quando a argila seca ela vai absorvendo toda a água e, consequentemente, a hidratação da pele. Você não deve deixar a argila secar na pele. Agora preste atenção: ao misturar as argilas, nunca utilize utensílios de metal.
A argila verde é encontrada na forma de pó, portanto, para fazer a limpeza de pele com argila misture-a com água pura, hidrolatos ou soro fisiológico. A argila sozinha já contém uma quantidade de nutrientes necessária, não sendo necessário misturá-la com cremes.
O uso da argila verde neste caso pode ser feito como máscara facial, preparada da seguinte forma:
Coloque uma colher rasa de argila em pó num recipiente e vá adicionando água mineral ou soro fisiológico de pouquinho em pouquinho, misturando até virar um creme. "Essa pastinha não pode ser nem muito dura, nem muito mole, tem que ter uma consistência para fácil aplicação no rosto", aconselha a blogueira.
Para elas o uso da argila branca pode ajuda a clarear a região, diminuindo o desconforto. Preparo e aplicação: misture em um pote de vidro uma colher de sopa de argila branca, duas colheres de sopa de água e três gotas de óleo essencial de laranja. Misture todos os ingredientes e aplique na região. Espere secar e lave.
Argila branca - é recomendada para peles sensíveis e desidratadas. Contém o maior percentual em alumínio e seu pH é muito próximo ao da pele. Seus benefícios são: clarear, absorver a oleosidade da pele sem desidratar, ação suavizante e cicatrizante. Argila vermelha - é indicada para peles mais sensíveis e rosadas.
Combinações para potencializar sua máscara