O resfriado (chamado de constipação em Portugal) é uma infecção branda das vias aéreas. Como já explicado, pode ser causado por vários tipos de vírus, sendo o Rinovírus o mais comum. É extremamente contagioso e a transmissão é feita através de aerossóis da tosse ou espirro e pelo contato com mãos infectadas.
A principal diferença entre a gripe e o resfriado é a intensidade de seus sintomas e, de forma mais técnica, o local afetado das vias respiratórias. De modo geral, na gripe os sintomas são mais intensos e no resfriado são mais leves e têm uma menor duração.
A gripe pode ser transmitida através da tosse ou espirro de uma pessoa doente: As gotículas de líquido com o vírus são espalhadas pelo ar; Você também pode espalhar o vírus ao proteger a boca, ao tossir ou espirrar, em seguida segurar algum objeto.
A maioria dos sintomas dura de cinco a sete dias, com exceção da tosse e do cansaço generalizado, que podem perdurar por até 14 dias. Ou seja, a resposta de quanto tempo dura uma gripe pode estar mais nos sintomas do que na presença da infecção viral em si.
7 dicas para melhorar da gripe mais rápido
Para se curar – ou melhor, tratar – a gripe, o paciente deve repousar e beber bastante água. Com supervisão do médico, ele pode recorrer a um antiviral ou outros remédios (antitérmicos, analgésicos…) que controlam os sintomas da doença, como febre e dores. Em sete dias, a infecção costuma perder a força.
Algumas opções de remédios caseiros para o resfriado são:
A nossa dica, portanto, é combinar esses ingredientes para preparar um chá bom para gripe que seja infalível.
Os sintomas de resfriado geralmente podem ser facilmente tratados em casa, através de algumas medidas simples como:
4 melhores remédios caseiros (chás) para tratar a gripe
Chá de sabugueiro para a gripe Como fazer o chá: Ferva uma xícara de água, depois acrescente uma colher de sopa das folhas de sabugueiro e deixe descansar de 5 a 10 minutos na fervura. Depois é só coar e beber.
Um ótimo remédio caseiro para nariz entupido é o chá de alteia, assim como o chá de endro, pois ajudam a remover o muco e as secreções e a desentupir o nariz. No entanto, a inalação com eucalipto e o uso de outras plantas medicinais também pode ajudar a aliviar este desconforto.
8 formas naturais para desentupir o nariz
Segundo o especialista, tocar os dedos indicadores na região e pressionar ajuda a abrir as vias aéreas. Para favorecer ainda mais o alivio da congestão nasal o médico ensina outra técnica semelhante, usando os polegares para pressionar a mesma região, puxando para trás e respirando fundo.
6 métodos para eliminar a congestão nasal
Rinite - O termo rinite foi criado para abranger as doenças inflamatórias da mucosa nasal caracterizadas por descarga líquida acompanhada de congestão nasal, espirros e drenagem de secreções pela parte posterior das cavidades nasais, na direção da faringe (drenagem pós-nasal).
Alguns medicamentos podem ser indicados pelo médico para reduzir o inchaço da carne esponjosa no nariz, como corticoides para aplicar nas narinas ou remédios anti-inflamatórios e anti-alérgicos para reduzir a inflamação e aliviar os sintomas da rinite alérgica.
A inflamação ocorre quando há algum tipo de estímulo do qual o tecido da mucosa precisa se defender. Por exemplo: quando apresentamos infecção viral (gripes, resfriados) ou por bactérias (sinusites), quando inalamos produtos irritantes (produtos químicos), ou nos processos alérgicos, como a rinite alérgica.
As principais doenças que acometem o nariz são:
Sinusite bacteriana é uma infecção bacteriana dos seios da face (espaços ocos nos ossos da face ao redor do nariz). A sinusite bacteriana muitas vezes vem depois de uma infecção viral, como um resfriado ou gripe. Os sintomas mais comuns são nariz entupido e dor ou pressão na região ao redor do nariz.
Confira alguns:
Um excelente remédio caseiro para sinusite é fazer a limpeza do nariz e seios nasais com uma mistura de água morna e sal, pois ajuda a eliminar o excesso de secreções e reduz a inflamação, aliviando os sintomas como dor e pressão no rosto.
Existem vários tipos de medicamentos disponíveis na farmácia que podem ser prescritos pelo médico para tratar uma sinusite:
Sinusite aguda Em casos como esse é comum ocorrer obstrução nasal com presença de secreção, que pode ser amarela ou esverdeada, o que pode piorar a congestão nasal. Na crise aguda, os sintomas duram por no máximo 4 semanas.
Geralmente, é causada por bactérias resistentes, pelo uso anterior de antibióticos em excesso ou pelo tratamento incorreto de uma sinusite, assim como por rinite alérgica mal controlada, alterações nas vias respiratórias, como desvio do septo, ou imunidade enfraquecida.
Complicações da doença podem ainda afetar o globo ocular ou o cérebro. ;O tratamento é indispensável. Quando a sinusite se espalha para o cérebro, pode até causar abscesso cerebral ou meningite. A inflamação do globo chega a provocar a perda da visão;, observa.
O tratamento da infecção bacteriana suspeita é com antibióticos, como amoxicilina/clavulanato ou doxiciclina, administrados por 5 a 7 dias para sinusites agudas e por até 6 semanas para sinusites crônicas.
Se não houver melhora do quadro clínico em 4 a 5 dias, recomenda-se o uso de outros antibióticos de segunda opção, como Amoxicilina com Clavulanato de potássio, cefuroxime axetil ou Cefprozil.