3º) Montar a equação da seguinte maneira: se as grandezas forem diretamente proporcionais, multiplica-se os valores em forma de X; se as grandezas forem inversamente proporcionais, multiplica-se os valores em linha; 4º) Resolver a equação.
A regra de três é muito utilizada na Física e na Química para o cálculo de conversão de grandezas: velocidade, massa, volume, comprimento, área. A regra de três pode ser considerada diretamente proporcional ou inversamente proporcional. Serve para se descobrir um único valor a partir de outros três.
– Se uma grandeza diminui e a outra também diminui, serão diretamente proporcionais; – Se uma grandeza aumenta enquanto a outra diminui, serão inversamente proporcionais; – Se uma grandeza diminui enquanto a outra aumenta, serão inversamente proporcionais. 3º.
Quando quadriplicamos a velocidade, o tempo fica reduzido à quarta parte. Assim: Duas grandezas variáveis dependentes são inversamente proporcionais quando a razão entre os valores da 1ª grandeza é igual ao inverso da razão entre os valores correspondentes da 2ª....Grandezas inversamente proporcionais.
advérbio De maneira inversa, contrária; que se encontra em circunstância invertida: grandezas inversamente proporcionais. Que se encontra ao avesso: a desatenta colocou o vestido inversamente. Etimologia (origem da palavra inversamente). Feminino de inverso + mente.