A Civilização Micênica foi a civilização que se desenvolveu após o domínio da Ilha de Creta e o fim da civilização minoica. Seu principal centro era Micenas, que influenciava o Mediterrâneo, formada por uma aristocracia voltada para a guerra e preparada para combates.
Os micênicos foram uma das grandes civilizações do Período Pré-Homérico, existindo entre 1600 a.C. e 1200 a.C. Os historiadores debatem sobre suas origens, mas não há muito esclarecimento sobre isso. ... A decadência micênica, por volta de 1200 a.C., provavelmente foi causada por invasões estrangeiras.
Por volta de 1 600 a.C., os gregos micênicos emprestaram da Civilização Minoica seu sistema de escrita silábica (isto é, Linear A) e desenvolveram seu próprio manuscrito silabário conhecido como Linear B.
Ambos desenvolveram a pesca e utilizaram os animais marinhos como alimentos – como até hoje é conhecida a gastronomia mediterrânea. e ambos utilizaram a navegação e o comércio exterior a partir do mar.
Foram os fundadores de importantes cidades antigas que se tornaram grandes núcleos populacionais e comerciais como Micenas, Tirinto e Argos. O desenvolvimento que os Aqueus tiveram na região gerou a chamada civilização micênica que representou a grande soberania desse povo durante muitos séculos.
Aqueus ou Civilização Micênica foram povos antigos que ocuparam o Peloponeso e construíram cidades protegidas por muralhas. Com origem indo-europeia, eram povos nômades que buscavam terras férteis.
Organização espacial: cada cidade tinha sua parte urbana fortificada em que se destacava a acrópole (parte mais elevada e fortificada onde havia os templos) e a ágora (área aberta central, usada para mercado e reuniões dos cidadãos), que era cercada pelos campos cultivados e a maioria tinha um porto.