Os ecossistemas são divididos em: Ecossistemas terrestres: São representados pelas florestas, desertos, montanhas, pradarias e pastagens. Ecossistemas aquáticos: Compreendem os ambiente de água doce como lagos, mangues, rios. Além dos ambientes marinhos como os mares e oceanos.
Floresta Amazônica
biosfera
A Amazônia é formada por distintos ecossistemas como florestas densas de terra firme, florestas estacionais, florestas de igapó, campos alagados, várzeas, savanas, refúgios montanhosos e formações pioneiras.
Os dois principais ecossistemas encontrados na Floresta Amazônica, são: Ecossistema Terrestre; Ecossistema Aquático.
Os principais ecossistemas costeiros do país são formados por costões e rochosos, lagunas costeiras, estuários (ambiente de transição entre os rios e o mar) e deltas (lugar onde um rio deságua), manguezais, praias arenosas, recifes de coral, restingas e dunas.
Dessa forma, existem três subtipos principais: mata de igapó, mata de várzea e mata de terra firme. Mata de igapó: também chamada de floresta alagada, a mata de igapó caracteriza-se por se localizar muito próxima aos rios, estando permanentemente inundada.
A floresta amazônica é uma floresta tropical densa, formada por árvores de grande porte. A vegetação é dividida em: ... Mata de terra firme: encontrada na maior parte da floresta amazônica, não sofre inundações por localizar-se em áreas mais altas. A vegetação encontrada é de maior porte, como a castanheira.
A vegetação é latifoliada, com espécies de grande porte e folhas largas. No entanto, a floresta não é homogênea, apresentando características distintas de acordo com a região. Ela apresenta basicamente três tipos de formações vegetais bem distintas: mata de terra firme, mata de várzea e mata de igapó.
Resposta. Olá, o clima da amazônia é bem quente e úmido, a vegetação é caracterizada principalmente pela floresta amazônica,as plantas são grandes e suas raízes são grossas,mais temos também pequenos pontos de cerrado!
Resposta. A Floresta Amazônica possui as seguintes características: é muito verde, com grande variedade de árvores e plantas e é uma floresta fechada, é composta de várias matas: Mata de igapó: fica junto aos rios, nas áreas constantemente alagadas, e suas árvores são baixas.
É uma floresta tropical fechada, formada em boa parte por árvores de grande porte. O solo não é muito rico, pois possui uma fina camada de nutrientes que é formado pela decomposição de folhas, frutos e animais. Outra característica importante da floresta amazônica é o perfeito equilíbrio do ecossistema.
O clima predominante na Amazônia é o equatorial úmido. Trata-se de uma região caracterizada por longos períodos de chuvas, com índices pluviométricos que variam entre 1.
O bioma Cerrado é constituído predominantemente pelo clima tropical sazonal, caracterizado por invernos secos e verões chuvosos, apresentando precipitação média de 1.
O clima do Cerrado é o tropical sazonal, com duas estações bem marcadas: a seca, em geral, entre maio e setembro e a chuvosa, entre os meses de outubro e abril. As temperaturas médias são elevadas e há pouca umidade.
O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, ocupando uma área de 2.
Resposta. Ele é o segundo maior da América do Sul. Tendo nele as três maiores bacias hidrográficas da região, o que favorece a biodiversidade do local e eleva seu potencial aquífero.
Cerrado é o nome dado às savanas brasileiras caracterizadas por árvores baixas, arbustos espaçados e gramíneas, e pode ser classificado como cerradão, cerrado típico, campo cerrado, campo sujo de cerrado ou campo limpo, sendo que o cerradão é o único que apresenta formação florestal.
Os solos do Bioma do Cerrado são geralmente profundos, azonados, de cor vermelha ou vermelha amarelada, porosos, permeáveis, bem drenados e, por isto, intensamente lixiviados.
Os problemas ambientais mais comuns no cerrado estão relacionados ao garimpo e ao desmatamento, para expansão da agricultura e pecuária. Os garimpos são um dos principais responsáveis pela contaminação dos rios com mercúrio e provocaram o assoreamento dos cursos de água.
Formações (subtipos de vegetação) do cerrado (sensu lato), segundo Coutinho (1978): Formação campestres: Campos limpos....
Um Cerrado é considerado “Campo Aberto” quando a sua densidade e o tamanho das árvores são bem baixos. Quando ele é mais evoluído, passa a ser chamado de denso e tem em seu cenário uma grande riqueza de espécies já em um grau de evolução maior, sendo possível identificar alguma cobertura “do céu”.
A área central do Cerrado consiste em vastos planaltos de entre 300 e 1.