O início do ciclo cardíaco se dá quando os átrios estão em diástole (“se enchendo” – o músculo cardíaco está relaxado), os ventrículos acabaram a sístole (contração do músculo cardíaco e ejeção do sangue) e as válvulas atrioventriculares estão fechadas.
Ondas do eletrocardiograma normais Nele, cada batimento possui uma onda P, um complexo QRS e, ainda, uma onda T. Quando há ondas e intervalos normais, onde as ondas ocorrem em sequência, sem interrupção, podemos dizer que o coração bate em ritmo padrão, ou ritmo sinusal.
O sangue entra no coração dos nossos corpos pelos átrios e sai dele pelos ventrículos. Quando os átrios se contraem (sístole atrial), as válvulas que separam os átrios dos ventrículos abrem-se, permitindo a passagem do sangue para esses últimos. Em seguida ocorre a contração dos ventrículos (sístole ventricular).
A Artéria Femoral Ela termina na junção no início do terço inferior da coxa, onde passa por uma abertura no músculo adutor maior para se tornar a artéria poplítea. O vaso, na parte superior da coxa, fica na frente da articulação do quadril. Na parte inferior do seu curso, fica ao lado medial do corpo do fêmur.