As nuvens são formadas pelo resfriamento do ar até a condensação da água, devido à subida e expansão do ar.
A chuva faz parte do infinito ciclo da água da Terra. O calor faz a água evaporar, ou seja, virar vapor, que se eleva no ar. ... À medida que esfria, o vapor de água volta ao estado líquido em forma de gotículas.
O vapor de água, ao chegar às camadas mais altas da atmosfera, passa para o estado líquido e forma as nuvens. A passagem da água do estado gasoso para o líquido é chamada de condensação.
A neve é um fenômeno meteorológico causado por baixas temperaturas ou queda abrupta na temperatura do lugar. Esse fenômeno ocorre com maior frequência em países que apresentam climas polares, frios ou temperados. ... O vapor d'água congela-se, formando os cristais de gelo que caem na forma de precipitação (chuva) de neve.
Além disso, é essencial que todo o caminho percorrido pelo vapor d'água que sobe até as nuvens (para formar os cristais de neve) e o que desce (já com ela formada) esteja gelado para que os cristais não derretam, se transformando em chuva.
Na neve, a quantidade de cristais é tão grande que os raios de luz ficam sendo desviados em cada cristal. Com esse bate-rebate, eles acabam voltando para o ambiente. O que a gente enxerga dessa reflexão é a própria cor da luz do Sol, o branco. ... Com cristais grandes, a luz consegue penetrar mais fundo no gelo.
Gelo azul é um tipo de gelo formado pela compactação da neve sob grande pressão no fundo de uma geleira. Esse processo extingue as bolhas de ar, fazendo sua massa adquirir uma cor azul devido à absorção da luz.
RA: A Serra Catarinense pode ser considerada o local em que o fenômeno ocorre com mais frequência por causa do seu planalto sul. A altitude, entre 900m e 1800m acima do nível do mar, é o fator determinante. Mesmo estando numa latitude menor do o Rio Grande do Sul as áreas mais altas fazem a diferença.
Para que a neve chegue no chão da mesma maneira que ela saiu da nuvem, é necessário que a atmosfera esteja com uma temperatura abaixo de zero em todo o trajeto — o que geralmente ocorre em locais de altitude mais elevada, onde é mais frio. Isso explica por que o fenômeno é tão raro no Brasil.
Neve e geada: cinco cidades muito frias no Brasil
Ela explica que as condições geográficas tornam muito improvável a ocorrência de neve na cidade de São Paulo. ... A latitude também não é alta o suficiente, estamos na zona tropical, não próximos do polo Sul para que haja condições de ter massa de ar polar intensa que venha a atuar na formação de neve", salienta.
Eles brincam dizendo que "a Frozen do inverno de 2020 chega ao estado e faz a temperatura despencar", confirmando o frio intenso a partir desta quarta-feira, sendo que a capital paulista "pode até bater recordes de frio para este ano". Contudo, são categóricos: "mas não vai nevar no estado de São Paulo".
A temperatura sobe muito até a quarta-feira, mas aí, a Frozen do inverno de 2020 chega ao estado e faz a temperatura despencar. Vai esfriar muito a partir da quinta-feira, 20 de agosto, e a capital paulista pode até bater os recordes de frios para este ano, mas não vai nevar no estado de São Paulo.
Segundo o jornal Estado de Minas, o fenômeno teve registros nas cidades de Caldas, Ibitiúra de Minas e Santa Rita de Caldas. Plantações, estradas e até mesmo alguns montes ficaram "branquinhos" e muitos moradores da região afirmaram que "parecia neve" em vídeos compartilhados pelas redes sociais.