Existem diversos nomes para designar os sons emitidos pelos animais, também chamados de vozes dos animais....Nome dos sons de animais (vozes dos animais)
Brincadeira de Imitar é uma atividade muito interessante, pois desenvolve a imaginação e estimula a expressão de acordo com o solicitado. Quanto mais experiências diferentes pudermos oferecer a elas, mais exercitarão a imaginação, criando e atribuindo sentidos à realidade da qual fazem parte. ...
Torna-se importante trabalhar com as crianças a temática dos animais, uma vez que esta permite desenvolver sensações, tais como: a linguagem do seu próprio corpo, a consciência do mundo e de si próprio.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Oportunizar as crianças o contato com alguns animais; Oportunizar o estabelecimento de algumas diferenças e semelhanças entre os animais; ... Proporcionar o desenvolvimento de sentimentos positivos em relação aos animais (respeito, proteção, valorização);
Ao contactarem com os animais, as crianças aprendem mais facilmente sobre a vida, reprodução, nascimento, morte e acidentes, sendo também fomentada uma aprendizagem de condutas sociais positivas. Todas as crianças recorrem aos seus animais de estimação em momentos de tensão emocional.
Escreva de um lado animais domésticos e do outro animais selvagens. Leve para escola figuras de animais e diga aos alunos para colarem os animais de acordo com a classificação: selvagens e domésticos. Logo depois proponha aos alunos que escrevam os nomes dos animais que estão no cartaz utilizando a escrita espontânea.
Primeiramente, separe figuras/imagens de diferentes animais que encontram-se em extinção, pode-se levar um diferente para cada aluno. Coloque as imagens em uma caixa ou saco de tecido escuro, cuide para que as crianças não consigam ver o que tem dentro.
Animais em extinção são aqueles ameaçados de desaparecerem da face da Terra. As pesquisas mostram que milhares de animais foram extintos nos últimos cem anos, e um número crescente de espécies de animais correm o risco de serem extintos.
No Brasil, o órgão responsável por cuidar do meio ambiente e especificamente por reverter o quadro da extinção animal é o IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis. Este órgão fiscaliza, muitas vezes em conjunto com a Polícia Federal, tudo que é relativo ao meio ambiente.
O peixe-boi da Amazônia é considerado uma das espécies mais ameaçadas de extinção no Brasil. As principais ameaças ao peixe-boi são: a destruição do seu habitat e a liberação de mercúrio nos rios. A caça do peixe-boi é ilegal no Brasil. Porém, algumas populações ribeirinhas ainda realizam, para o consumo da carne.
O animal também é bastante vulnerável a doenças infecciosas, fator que o coloca em risco quando nada em águas contaminadas com efluentes industriais e lixo doméstico. Em contato com a poluição, a espécie pode até não ser intoxicada de imediato, mas viver em ambientes poluídos enfraquece seu sistema imunológico.
Sua reprodução está ligada ao período de chuvas, e a cópula e os nascimentos ocorrem nos meses em que a água dos rios começa a subir e a vegetação é abundante para garantir a saúde das fêmeas durante a gestação e a lactação. Cada gestação dura, em média, um ano, e a fêmea dá a luz a um filhote.
Herbívoro, o peixe-boi-da-amazônia se alimenta de capins flutuantes e tem papel fundamental na cadeia alimentar e no ecossistema aquático daquela região. Ele controla não só o crescimento dessas plantas, como também, com suas fezes e a própria urina, fertiliza as águas, contribuindo para a manutenção do ambiente.