Cada fonte tem sua própria personalidade. Para escolher um tipo de fonte apropriado para um relatório, você deve considerar a legibilidade da fonte e a formalidade do projeto na qual está sendo usada. Os dois tipos básicos de fontes, serif e sans-serif, podem ser usados dependendo na natureza do relatório.
A estrutura de seu relatório pode variar dependendo do tipo de relatório que você está criando, mas o formato de redação de relatórios abaixo pode servir como guia para qualquer pessoa.
Use as fontes sans serif se seu relatório for uma apresentação visual, como um slide do PowerPoint ou um cartaz. Essas fontes não possuem os prolongamentos nas extremidades e são normalmente usadas para parecerem menos formais ou sérias do que as serif. As fontes sans-serif são usualmente usadas para títulos e subtítulos, sendo as serif usadas abaixo, para fazer o corpo do texto. Se seu relatório não possui grandes blocos de texto, mas apenas títulos, subtítulos e marcadores, as fontes sans-serif podem ser a melhor opção. Alguns exemplos são a Veranda, Helvetica e Ariel.
Além disso, os modelos gratuitos que destacamos são valiosos para pessoas que desejam criar relatórios de maneira rápida e eficiente. Eles também podem ser usados para transformar um relatório mais longo, cheio de texto, em algo mais envolvente e de fácil digestão.
Em relação ao espaçamento, a norma da ABNT estabelece que, de forma geral, deve-se deixar espaçamento entre linhas de 1,5 cm. Isso significa que entre uma linha do texto e outra deve-se ajustar o espaçamento para 1,5.
Se não for possível contratar um editor profissional, peça a um colega ou a outra pessoa para ler o seu rascunho e fornecer feedback. Você também pode usar ferramentas como o Grammarly e o Hemingway App.
De gráficos a ilustrações, a visualização certa pode ajudar a destacar e explicar pontos-chave, eventos, tendências e padrões em seus dados, tornando mais fácil para o leitor interpretar as informações.
Neste artigo, demos dicas de como elaborar um bom relatório, seja ele para o trabalho ou para a faculdade. Apresentamos a estrutura de um relatório e como fazer sua formatação e demos dicas de como apresentar um trabalho de qualidade.
Pesquisadora. Mestra em Direito pela UFSC. Acredita que conhecimentos acadêmicos só servem se ultrapassarem os muros das universidades e que conhecimento bom é conhecimento compartilhado e construído por todas as pessoas.
Aprender a fazer um relatório é uma habilidade importante, seja para a vida acadêmica ou profissional. Como o nome já diz, o objetivo de um relatório é de relatar algo. Ele pode ser necessário em diversos contextos, como falaremos neste artigo. Para aprender a fazer um relatório passo a passo, acompanhe a leitura.
A ABNT propõe também como mencionar outras fontes, como sites e periódicos. Você pode conhecer mais detalhes em nosso texto sobre referências bibliográficas da ABNT.
Se você tem ficado olhando para uma página em branco, se perguntando como escrever um relatório da melhor maneira possível, saiba que não está sozinho. Para muitos, escrever um relatório, especialmente pela primeira vez, pode parecer como rolar uma enorme pedra morro acima.
As normas estabelecem que o recuo para começar o parágrafo deve ser de 1,25. Essa regra também vale para citações simples, com menos de três linhas e entre aspas “ ”.
A NBR 14724 da ABNT é que estabelece as normas para espaçamento, alinhamento e fonte nas regras da ABNT.
Use este modelo para criar relatórios de marketing abrangentes. O modelo inclui seções editáveis para mídias sociais, dados de motores de busca, marketing por e-mail e anúncios pagos.
Este modelo de relatório de pesquisa inclui visualizações claras, tornando as conclusões do seu relatório mais fáceis de entender. Desde pesquisas com clientes até relatórios de satisfação de funcionários, este modelo é bastante versátil.
Cadastre-se para obter uma conta gratuita no Piktochart hoje mesmo e aguarde com expectativa a redação de relatórios com sua biblioteca de modelos de relatórios modernos e personalizáveis.
Caso algum material bibliográfico tenha sido utilizado, ou se alguma consulta foi realizada, a fonte deverá ser apresentada nas referências. Em trabalhos acadêmicos, este dado é indispensável.
Dica profissional sobre como escrever um relatório: Escolha fontes confiáveis, como artigos de pesquisa, livros recentemente publicados e estudos de caso de autores confiáveis.
Este modelo de relatório anual é a escolha certa para criar um resumo executivo profissional e informativo do desempenho de sua organização ao longo do ano passado. Este modelo foi projetado para relatórios anuais de RH, mas você também pode adaptá-lo para outros tipos de relatórios anuais.
Abaixo fizemos uma lista com as melhores fontes nativas a serem utilizadas em apresentações:
1) Em todo o texto do documento: a) Fonte ARIAL ou TIMES NEW ROMAN de tamanho 12; b) Parágrafo alinhado a esquerda, todos os recuos = zero, espaçamentos: antes = zero, depois = zero e entre linhas = simples.
Arial
Definir opções de colar padrão Por padrão, Word preserva a formatação original quando você colar conteúdo em um documento usando CTRL+V, o botão Colar ou clicar com o botão direito do mouse + Colar. Para alterar o padrão, siga estas etapas.
A fonte padrão definida pela ABNT para formatação de trabalhos acadêmicos é a Arial. A fonte Times New Roman também é aceita, no entanto não é possível utilizar as duas fontes em um mesmo trabalho. O tamanho da fonte deve ser 12 e o tamanho 10 quando se tratar de referência, citação, legenda ou tabela.
Citação Direta
Passo a passo para formatar o trabalho seguindo as regras da ABNT