A entomofobia (também conhecida como insectofobia ou insetofobia) é o medo anormal ou a aversão a insetos e artrópodes semelhantes, e até a vermes. As pessoas que sofrem deste tipo de doença exageram a realidade, ou seja, para elas um simples inseto é muito mais do que parece.
É nesse tipo que são incluídas as fobias mais clássicas, como por exemplo:
Filemafobia Quem sofre de filemafobia não deve suportar passar perto da televisão ou cinema. Não, essa pessoa não tem medo de narrativas, tem medo de beijos. Se o medo de ver o beijo já é ruim, imagina o medo de receber o ato de carinho, seja na boca ou na bochecha. Uma bitoquinha pode gerar um ataque de pânico.
Ansiedade A ansiedade também pode ser a causa raiz do seu problema de relacionamento com as pessoas. Quando se é muito ansioso, você tem dificuldade de viver o presente, sempre projetando pensamentos ruins e medos relacionados ao futuro, o que pode atrapalhar a vivência de uma relação saudável.
Fale com o seu parceiro sobre seus medos. Fale abertamente com a outra pessoa sobre seus medos e sentimentos. É importante identificar os limites de cada um e deixar que o seu parceiro esteja ciente dos seus problemas, para assim, enfrentá-los e superá-los juntos. Tente não se desesperar ou desistir.
Em muitos casos, esta fobia tão curiosa surge porque a pessoa viveu uma experiência passada traumática, como por exemplo, um relacionamento ruim na qual ela foi traída, maltratada e/ou usada, e por isso cria uma barreira emocional que não a permite se deixar viver e experimentar o prazer do amor.
Um homem com medo de se apaixonar apresentará certas características. A seguir listamos sinais de que ele está apaixonado, mas tem medo: Sofreu muito em sua última relação. Quando alguém sofre em um relacionamento, geralmente evita entrar em outro por medo, principalmente quando o término é recente.
Filofobia é um medo irracional de apaixonar-se por alguém.
Como vencer o medo da rejeição e se relacionar positivamente
Uma boa dica é se preparar para não beijar. Vá para as festas, encontros, enfim, nas situações onde o beijo pode acontecer, mas pense que não vai rolar. Procure focar sua atenção na conversa que está tendo e nas coisas que estão fazendo; não pense no beijo, considerando que não é o tempo de ele acontecer.
7 dicas para superar os seus medos
O fantasma da insegurança vem assombrando a sua vida? Pequenas mudanças de comportamento podem te ajudar a lidar melhor com esse sentimento
A insegurança é um estado emocional causado pelo sentimento de inferioridade. A pessoa insegura acredita que não é boa o suficiente para realizar determinada tarefa ou para ser amada, aceita e reconhecida pelos outros.
Por isso, precisamos orar mais em favor da nossa tranqüilidade, dirigindo-nos diretamente a Deus, principalmente para vencer a insegurança e o medo. Orar é um ato de fé e de confiança na bondade do Pai Celestial, que nos criou para sermos felizes.
O que está por trás da insegurança pode ser um medo, por exemplo medo de ser rejeitado, medo de que as coisas não deem certo, medo de ficar só, medo de ficar pobre, de ficar desempregado. Muitas vezes aparece o medo de não saber reagir caso outra pessoa seja agressiva.
Para evitar esse tipo de problema seguem algumas dicas:
Insegurança é um sentimento mal-estar geral ou nervosismo que pode ser desencadeado pela percepção de si mesmo ser vulnerável de alguma forma, ou um senso de incapacidade ou instabilidade que ameaça a própria autoimagem ou ego.
A insegurança muitas vezes é resultado de preocupação demasiada com a nossa situação ou necessidades materiais. Mateus 6:33 Por isso vos digo: Não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir.
Os Cristãos devem ser pessoas em que outros podem confiar. Tal fidedignidade é fortalecida pelo Espírito Santo em ação na vida do crente (2 Coríntios 3:18; Filipenses 1:6; Gálatas 5:13-26). ... A Bíblia dá conselhos sobre confiar nos outros depois que nos machucamos. Confiar em Deus é o primeiro e mais importante passo.
Vá, e torne-se à sua casa, para que porventura não morra na peleja e algum outro homem a receba. E continuarão os oficiais a falar ao povo, dizendo: Qual é o homem medroso e de coração tímido? ... E o SENHOR teu Deus a dará na tua mão; e todo o homem que houver nela passarás ao fio da espada.
Estas são formas que a pessoa insegura encontra para manifestar seu complexo de inferioridade.
Confira algumas dicas para que você seja mais feliz e seguro sobre si mesmo.