Se o tema for livre, você pode escolher um assunto que seja confortável para você. O ideal é falar sobre trabalho – sua área de atuação, sua carreira, a empresa e seu desempenho no segmento em que ela atua. É importante escolher um assunto que você conheça bem e, se possível, possa expor alguma experiência pessoal.
Quem sou eu: 7 dicas para escrever uma boa redação sobre você
Como fazer uma autodescrição sincera
1. Acto ou efeito de descrever. 2. Narração pormenorizada.
Melhores práticas para a estrutura da descrição do seu curso
Como colocar cursos e certificados no currículo
Uma maneira de ampliar seus conhecimentos e aumentar as suas chances de conseguir um emprego é fazendo cursos para incrementar o currículo. Abaixo você verá uma lista dos melhores cursos para colocar no currículo....Certificações de inglês no currículo
Para colocar um curso em andamento no currículo, liste o item normalmente, mas na data de término escreva: “cursando”, ou então “conclusão prevista: [data]”. Caso tenha abandonado um curso e não pretenda retomá-lo, liste-o como “incompleto”.
Os cursos complementares geralmente são ministrados por instituições de ensino superior ou empresas especializadas na área, que disponibilizam aulas aprofundadas e/ou intensivas sobre determinado tema, ferramenta ou profissão.
Se você quer colocar isso no currículo, veja uma lista do Instituto Brasileiro de Coaching de atividades complementares que recrutadores valorizam:
Nas informações adicionais você pode incluir suas premiações e certificações, atividades em trabalho voluntário, algum conhecimento sobre a área da vaga ou empresa. Também pode ser interessante colocar se você tem carteira de habilitação, carro, disponibilidade de horários e de mudança de cidade.
O campo de informações adicionais deve ser utilizado para complementar dados que são importantes para sua carreira, mas que não se encaixam em outro campo do currículo. Esqueça características como profissional motivado, perfeccionista, facilidade em trabalhar em equipe, entre outras.
Você pode não preencher os campos experiências, mas pode citar, no campo Informações Adicionais as suas habilidades, conhecimentos e projetos que desenvolveu no colégio, no trabalho voluntário, na sua comunidade, na universidade.