6 para obter o Nível de Proteção, em função da classificação da estrutura, do tipo e dos efeitos das descargas atmosféricas. Já na versão 2015, o Nível de Proteção é obtido na análise de risco conforme a parte 2 da ABNT NBR 5419.
O Corpo de Bombeiros exige então a instalação de para-raio em edificações com definições como:
O para-raios deve ser instalado no ponto mais alto da propriedade e deve ser ligado à terra para que a corrente do raio seja levada para o chão e dissipada. É possível aproveitar postes de luz existentes no confinamento.
Alcance da proteção de um SPDA O ângulo de proteção será de 24°, portanto o cone de proteção terá um raio de aproximadamente 26 metros.
O Para-raio é implantado no alto de prédios e serve como segurança durante tempestades, ele ajuda com que a descarga produzida pelo raio se conduza até o solo. Fio Terra: deve ser utilizado em todas as tomadas e sua principal função é aterramento e o escape para um local seguro, de energia dispensável.
Como os para-raios estão aterra- dos, eles, do ponto de vista elétrico, são parte do solo. A ruptura dielé trica do ar é mais provável nas pro- ximidades das pontas dos para-raios do que em outros locais do solo ou de outros objetos aterrados. Assim, para cumprirem bem seu papel, os para-raios preci- sam ser pontudos.
Por que nos para-raios são geralmente utilizadas extremidades pontiagudas, feitas de metais condutores? Resposta: A nuvem eletrizada induz cargas elétricas nas pontas do para-raios. Em virtude do “poder das pontas” o campo elétrico nas vizinhanças das extremidades torna-se intenso.
Os para-raios radioativos foram os primeiros de ionização artificial a existir. A sua vantagem consistia na utilização da ionização artificial do ar à sua volta, provocada pelo elemento radioativo.
para empinar uma pipa de papel e observou que a carga elétrica dos raios descia pelo dispositivo. Provou também que hastes de metal, quando em contato com a superfície terrestre poderiam servir como condutores elétricos, inventando assim, o para-raios.
Um para-raios é uma haste de metal pontiaguda que é conectada a cabos de cobre ou de alumínio de pequena resistividade que vão até o solo. As pontas do para-raios servem para atrair os raios, assim que o raio é atraído ele é desviado até o solo pelos cabos e dissipado no solo, sem causar nenhum dano nas residências.