Em geral, não é aconselhado uma restrição calórica tão grande. O mínimo recomendado é 1200 kcal por dia. Restrição de calorias entre 800 e 1200 kcal até podem ser feitas ocasionalmente, mas só sob rigoroso acompanhamento médico e nutricional. Menos que isso é pouco efetivo e ainda pode ser danoso ao organismo.
Cuidados
Proteínas magras, gorduras “boas” e carboidratos complexos são os nutrientes que dão conta do recado....
Os alimentos mais indicados são carboidratos de baixo índice glicêmico — que liberam o açúcar no sangue de forma gradual. Algumas opções são: pão integral, batata-doce, frutas e iogurte desnatado sem açúcar, com aveia ou granola.
Beba bastante água antes, durante e depois da caminhada, principalmente se ela for de longa duração (mais de 1h). Bebidas como o chá verde ou chá de hibiscus são termogênicas e podem ajudar a acelerar a queima de gorduras, além de hidratar o corpo.
Refrescante e nutritivo, o suco pré-treino pode ser um grande aliado para quem tem como hábito a caminhada, proporcionando mais energia antes, durante e depois de cada prática. Além disso, muitos deles contam com nutrientes que ajudam a prevenir algumas doenças e podem dar um gás na sua dieta.
Os suplementos mais comuns, como o whey e o BCAA, são formados basicamente por proteínas – com teor muito baixo de gordura, para que não se torne muito calórico. Os suplementos, em geral, são indicados para atletas, e não adianta nada tomá-los sem fazer exercícios.