A superdose de benzodiazepínicos, em geral, se manifesta por depressão do sistema nervoso central, em graus variáveis, desde sonolência, ataxia (falta de coordenação motora), disartria (dificuldades na fala) e nistagmo (movimentos anormais dos olhos).
Se o diazepam estiver sendo usado para ansiedade, geralmente não há problema em tomar em duas doses (A NÃO SER QUE SEU PSIQUIATRA TENHA ORIENTADO DIFERENTE - E ELE DEVE SER SEMPRE SEGUIDO). Quando se quer ter efeito sobre o sono, geralmente é tomado de noite.
O tempo para seu organismo se livrar da medicação ("wash out") é 5 vezes a meia vida do fármaco. No caso do diazepam, a meia vida pode variar de 20 a 90 horas. Assim o tempo mínimo é 20 X 5 = 100 horas (aproximadamente 4 dias) e no máximo 90 X 5 = 450 horas ( aproximadamente 19 dias).
O modo de uso do Diazepam em adultos consiste em tomar 5 a 10 mg em comprimidos, mas dependendo da gravidade dos sintomas, o médico poderá aumentar a dose de 5 - 20 mg/dia. Geralmente, a ação do Valium é notada após cerca de 20 minutos de sua ingestão, mas tomar com suco de toranja pode potencializar sua ação.
O clonazepam tende a ser ligeiramente menos sedativo que o diazepam, que por sua vez tem um tempo de ação no organismo muito mais longo que o clonazepam. Caro paciente. Clonazepam e Diazepam tem bom controle da ansiedade usados na dose certa, tratamento individualizado, tem o mesmo mecanismo de ação.
Não há uma contraindicação formal do uso do Diazepam com café, mas são substâncias com efeitos opostos no nosso organismo. Por isso é necessário levar em consideração o motivo do uso desta medicação para você.
Se sua dúvida é se quem toma clonazepam pode tomar café, a resposta é que não há nenhuma interação perigosa entre as duas substâncias (clonazepam e a cafeína, substância ativa do café).
Os efeitos colaterais mais comumente citados são: Cansaço, sonolência e fraqueza muscular; em geral, estão relacionados com a dose administrada. Esses efeitos ocorrem predominantemente no início do tratamento e geralmente desaparecem com a administração prolongada.
De acordo com a Anvisa (agência de vigilância sanitária), outros remédios, como contraceptivos orais, Digoxina (para problemas cardíacos) e Diazepam (efeito calmante), também têm seu efeito reduzido ao serem ingeridos com leite.