A cumeeira é responsável por fazer a cobertura da junção na parte superior de duas águas de um telhado — que são as partes inclinadas, sendo a mais alta do telhado e um complemento ao mesmo. ... A quantidade de cumeeiras depende do formato do telhado e da quantidade de águas.
– 1/2 parte de cal; – 3 partes de areia media; Para cada 10 partes de cimento, adicionar 1 parte de pigmento Pó Xadrez®. Mexer bem ate toda a mistura estar com cor constante.
A cumeeira é o ponto central da energia do barracão, a base, a estrutura e o cerne de uma casa de candomblé. É assim denominada nas nações iorubá e fon. Por funcionar como uma espécie de "páraraio", precisa ser muito bem preparada para proporcionar defesa à comunidade.
Representa a parte mais elevada de uma cobertura, linha de separação das águas de um telhado, telha que cobre a fileira.
Shed é um termo inglês que significa alpendre. No Brasil é usado para descrever telhados em forma de serra. É muito usado na construção de fábricas e galpões.
Tem função de cobrir e proteger a área interna de uma edificação, evitando a entrada de raios solares, água da chuva, vento, e animais, estética pois quando bem desenhado e projetado dá mais beleza à casa e de fazer o isolamento acústico e térmico da casa.
Significado de Telhado substantivo masculino Conjunto de telhas que, encaixadas umas nas outras e simetricamente dispostas, cobrem uma construção. [Por Extensão] Qualquer cobertura de outro material (que para isso se preste): barraco com telhado de zinco.
Elemento, geralmente metálico, cuja função é proteger os encontros de coberturas e paredes, evitando infiltrações das águas das chuvas nas juntas entre telhados e paredes ou infiltrações por capilaridade na face horizontal de paredes de cobertura.
Termo utilizado no Brasil para designar os elementos impermeáveis, geralmente metálicos, utilizados para escoar a água das chuvas proveniente da cobertura de um edifício, impedindo a infiltração pelas paredes e laje de cobertura.