Resumindo: Eletronegatividade é a capacidade que determinados átomos possuem de atrair elétrons. A maneira de saber sobre a eletronegatividade de um átomo é observando sua posição na Tabela Periódica, a Eletronegatividade cresce de baixo para cima e da esquerda para a direita.
Flúor
3,44
Os gases nobres não fazem ligações químicas e, por esse motivo, a sua eletronegatividade é muito pouco significativa. Enquanto isso, Césio (Cs) e Frâncio (Fr) são os elementos menos eletronegativos. ... Desta forma, pode-se dizer que quanto maior o raio atômico, menor a eletronegatividade de um elemento.
A eletronegatividade é uma propriedade periódica dos elementos que indica a tendência que cada um tem de atrair os elétrons em uma ligação química. O átomo de oxigênio é mais eletronegativo que o carbono, o que significa que ele atrai os elétrons da ligação com mais força. ...
O frâncio (Fr) é considerado o elemento químico mais eletropositivo da tabela periódica, enquanto o Flúor (F) é o menos eletropositivo. Essa hierarquização é definida de acordo com a escala de Pauling - instrumento que mede os valores de eletronegatividade dos elementos.
Quando um elemento perde elétrons em uma ligação química, a quantidade de prótons excede a quantidade de elétrons e ele se transforma em um sistema eletricamente positivo, ou seja, um cátion. ... Um átomo de sódio (11Na23) eletricamente neutro possui 11 prótons, 11 elétrons e 12 nêutrons (n = A – Z = 23 – 11 = 12).
Um doador de elétron é uma espécie química que doa elétrons a outro composto. É um agente redutor que, em virtude de sua doação de elétrons, é ele próprio oxidado no processo. Os agentes redutores típicos sofrem uma alteração química permanente através da química da reação covalente ou iônica.
A soma dos NOX dos elementos em um íon composto é sempre igual à carga do íon.
Para calcularmos o nox dos elementos de uma substância devemos igualar a soma das cargas à 0. Caso seja um íon devemos igualar a soma dos nox a carga do íon. E em substâncias simples o nox é sempre igual a 0.
+2
A oxirredução é uma reação química em que a oxidação (perda de elétrons) e a redução (ganho de elétrons) ocorrem simultaneamente. As reações químicas que envolvem transferências de elétrons entre as espécies participantes são chamadas de reações de oxidorredução ou oxirredução.
Portanto, o átomo de fósforo precisa ter carga igual a 5+ para contrabalancear e fazer com que a soma seja zero, tendo nox = +5.