Os principais benefícios da prática de atividades físicas na terceira idade
Nesse sentido, nos casos de crianças se é recomendado exercícios que exijam gasto de energias compatíveis a acada idade, como: natação, futebol, vôlei e etc. Já no caso de idosos se recomendam exercícios que fortaleçam a musculatura, porém de baixa intensidade, como exemplo podemos citar: caminhada, pilates e etc.
Atividade física para idosos: conheça as 6 mais indicadas
Resposta: A caminhada é o exercício físico mais comum, sendo praticado por 33,6% da população. Na sequência, aparecem a musculação (17,7%), o futebol (11,7%) e as lutas e artes marciais (2,3%)..
Ao fazer um exercício físico, o praticante deve obedecer a sequência: aquecimento, alongamento e exercício. O aquecimento é fundamental porque prepara o corpo para àquela atividade. Por meio dele, o atleta começa a trabalhar a sua respiração, elevação da temperatura, e pressão arterial.
Alguns minutos antes de ser submetido a atividades que irão demandar bastante esforço, como musculação, corrida, natação ou até mesmo uma aula de dança, o corpo precisa ser “avisado”. E é aí que entra o aquecimento, que deve incluir cerca de 15 repetições do mesmo movimento.
O ideal para quem está iniciando a prática de atividades físicas é dedicar-se duas vezes por semana, durante 40 minutos a uma hora. "Não adianta começar de uma vez, pegando cargas pesadas e abusando nos exercícios aeróbicos.
Para iniciar uma rotina de atividades, basta separar 15 a 20 minutos do seu dia e estabelecer uma série de exercícios que contemple o corpo todo: braços, pernas e tronco. Sugerimos que você inicie as atividades fazendo apenas 1 sequência de repetições da primeira vez.
Como montar um plano de treino em casa e alcançar bons resultados?
A recomendação da OMS é que os jovens de 5 a 17 anos devem acumular ao menos 60 minutos diários de atividade física de intensidade moderada a alta. A ideia é atingir esta meta realizando atividades distribuídas em períodos menores durante o dia (30 minutos pela manhã e mais 30 à tarde, por exemplo).
A OMS recomenda pelo menos 150 minutos de atividade física aeróbica de intensidade moderada durante a semana ou pelo menos 75 minutos de atividade física aeróbica intensa durante a semana ou uma combinação equivalente de atividade de intensidade moderada e vigorosa.
As novas diretrizes recomendam pelo menos 150 a 300 minutos de atividade aeróbica moderada a vigorosa por semana para todos os adultos, incluindo quem vive com doenças crônicas ou incapacidade, e uma média de 60 minutos por dia para crianças e adolescentes.
A recomendação geral é que você pratique de 3 a 5 vezes, durante pelo menos 150 minutos por semana, com intensidade moderada. Ou de 30 a 60 minutos de exercícios por semana em alta intensidade.
Resumindo: – quantidade mínima recomendada de exercício: 150 minutos por semana de atividade física de intensidade moderada OU menos 75 minutos por semana de atividade física de alta intensidade. – Aumentar esta carga de 3 a 5 vezes mostra benefício em relação à diminuição de mortalidade.
O consenso é que tanto a musculação quanto o aeróbico devem ser praticados pelo menos 3 vezes por semana para que seja possível obter resultados satisfatórios. Uma dica é deixar cada um em dias alternados ou horários diferentes — aeróbico de manhã e musculação a noite, por exemplo.
No entanto, o excesso de exercício, como tudo na vida, faz mais mal do que bem. Os amplos estudos científicos existentes corroboram a ideia de que as endorfinas produzidas durante a atividade física, ajudam a regular o stress, podem aliviar os sintomas de depressão e reduzir a sensação de dor.