Latifoliadas: São plantas com folhas largas, típicas de regiões de clima tropical úmido e equatorial. A largura das folhas permite uma intensa transpiração. Exemplo: seringueira (muito comum na Floresta Amazônica).
Plantas higrofilas são plantas que só se vegetam em lugares úmidos, suas raízes são pequenas e possui grandes folhas para facilitarem a evaporação, além de possuírem caules muito desenvolvidos.
higrófilas: são formações vegetais típicas de regiões úmidas. Possuem folhas largas e perenes (latifoliadas), para facilitar a transpiração (florestas tropicais). xerófilas: aparecem em regiões de clima seco. ... tropófilas: vegetais que vivem em climas com alternância de pluviosidade (um período chuvoso e outro seco).
Arbustivas são Savanas, Cerrado, Caatinga, Complexo do Pantanal e Formações Litorâneas. Herbáceas são Campos temperados ou pradarias, Estepes e Tundra.
Vegetações herbáceas e arbustivas: vegetação formada por plantas de porte rasteiro, nomeadamente, ervas e arbustos, como Cerrado, Caatinga e Pampas. Vegetações complexas: formações vegetais heterogêneas, como o Pantanal e a vegetação litorânea.
Herbáceas. As plantas herbáceas, que habitualmente se designam por “ervas”, têm caules não lenhosos ou flexíveis, com altura geralmente inferior a 1-2 m. O estrato herbáceo é o que apresenta maior diversidade de espécies, fornecendo alimento a inúmeros organismos.
As arbustivas já apresentam um tamanho intermediário, não tem grande altura, são encontradas predominantemente na savana, cerrado, caatinga, partes do pantanal e em regiões litorâneas. As herbáceas apresentam o tamanho pequeno (de 10 a 50cm), compostas principalmente por gramíneas.
Os principais tipos de vegetação são: deserto, estepe, floresta de coníferas, floresta temperada, floresta tropical, savana, tundra, vegetação de montanha e vegetação mediterrânea. Deserto: é a vegetação típica de regiões semiáridas, áridas e hiperáridas.