Antes, o trabalho artístico era visto como algo menor, uma tarefa que demandava o uso das mãos e era realizada por artesãos especializados. Durante o Renascimento, os artistas modificaram a visão quanto ao estatuto de sua produção, sublinhando a necessidade de um conhecimento intelectual vinculado ao prático.
O berço do movimento foi a Itália: cidades como Gênova, Veneza, Florença e Roma se beneficiaram com a reabertura do Mediterrâneo para o comércio com o Ocidente, tornando-se o principal palco do Renascimento. Posteriormente o movimento se espalhou por outras regiões da Europa.
O Renascimento modificou as formas de produção das artes. Na Idade Média valorizavam-se obras religiosas, geralmente abordadas em um plano (reto). ... Os principais artistas renascentistas italianos foram Leonardo da Vinci (1452-1519), Michelangelo Buonarroti (1475-1564) e Rafael Sanzio (1483-1520).
A principal importância das obras feitas na antiguidade clássica estar na (valorização) do corpo humano desde esculturas ou pinturas , mostra em ricos detalhes a beleza como o corpo era visto naquela época seja através da nudez ou com vestimentas mais mostrando em si próprio as curvas do próprio corpo.
Mas o objetivo do artista renascentista não era de copiar a grandeza e excelência da arte Clássica, mas de igualar essas criações. Durante este período os artistas (das Belas-Artes) deixam de ser considerados meros artesãos e passam a ser vistos como homens intelectuais.
A arte renascentista valorizou os aspectos culturais, do homem e da natureza, e esteve voltada essencialmente para a retomada dos modelos clássicos greco-romano. Baseada no naturalismo, racionalismo e hedonismo. grandes artistas renascentistas como Leonardo da Vinci, Michelangelo Buonarroti e Rafael Sanzio.
Os artistas do renascimento se preocupavam em apresentar o homem como centro do Universo (antropocentrismo) e a relação que ele estabelecia com a natureza. Valorizavam a harmonia e o equilíbrio, elementos considerados importantes durante a antiguidade clássica.
A ideia era trazer à tona questões relacionadas com as descobertas científicas, bem como o desenvolvimento social, artístico e cultural. Assim, gradualmente, esses artistas promoviam um pensamento mais humano e racionalista, ou seja, centrado no antropocentrismo (homem como centro do mundo).
Resposta. O Renascimento modificou as formas de produção das artes. ... Nas artes (pinturas e esculturas), os artistas do Renascimento basearam-se na observação do mundo e nos princípios matemáticos e racionais como: harmonia, equilíbrio e perspectiva (fundo).
10 maneiras de inspirar e motivar pessoas