Obs.: pKa é igual ao colog da constante de ionização do ácido (Ka). Logo, seu valor pode ser determinado por –log [Ka]. Como observado acima, Henderson e Hasselbalch criaram a fórmula para o cálculo do pH de uma solução-tampão, formada por um ácido fraco e um sal que apresenta o mesmo ânion desse ácido.
Já a relação entre acidez e pKa é inversa, quanto maior o pKa mais fraco é o ácido. Quando o pKa é menor que 1 se tem um ácido muito forte, quando o pKa vai de 1 a 5 se tem um ácido forte, com pKa entre 5 e 15 sem tem um ácido fraco e quando o pKa é maior que 15 o ácido é muito fraco.
A caseína é uma proteína. Existem diversos tipos de caseína, sendo que a mais popular e utilizada como suplemento é a do leite. A caseína micelar é a que costuma ser extraída do leite para se criar o suplemento. A proteína da caseína é de absorção lenta, por isso, ela irá contribuir para a manutenção dos músculos.
Logo que falamos em Caseína e Whey Protein, muitas são as dúvidas sobre a diferença entre ambos, já que os dois são compostos por proteínas retiradas do leite. Apesar de serem caracterizadas como proteína do leite, a Whey Protein é a proteína presente no soro do leite, já a caseína é extraída do próprio leite.
Esse suplemento é um grande aliado para quem busca a hipertrofia. Além da proteína, a caseína conta com uma boa quantidade de aminoácidos e possui um tempo de absorção bem lento. Ela ajuda o organismo ao fornecer aminoácidos e é conhecida como a fonte proteica com digestão mais lenta que existe.
Além disso, a dose recomendada é de cerca de 30 a 40 g, lembrando que o seu consumo deve ser feito juntamente com uma alimentação equilibrada e com a prática de atividade física.
O leite A2 é proveniente de vacas com genótipo a2a2 para a proteína do leite β-caseína e pode ser uma opção para pessoas com alguns tipos de intolerância (não à lactose).
A função biológica das caseínas na glândula mamaria é transportar cálcio, fosfato e proteína para o neonato (Kruif& Holt, 2003), compreendem cerca de 80% das proteínas do leite e consistem de quatro proteínas principais: αs1-, αs2-, β- e κ- caseína, representando cerca de 38%, 10%, 35% e 15%, respectivamente, as quais ...
Tabela 1. Principais componentes do leite bovino. Água 86,0 a 88,0 Sólidos Totais 12,0 a 14,0 Gordura 3,5 a 4,5 Proteína 3,2 a 3,5 Lactose 4,6 a 5,2 Minerais 0,7 a 0,8 Fonte: Noro (2001).