O movimento de pinça é um marco do desenvolvimento muito importante para os bebês, pois aumenta a capacidade deles de explorar o mundo, potencializando a aprendizagem. Para estimular essa e outras habilidades, eu uso um aplicativo chamado Kinedu desde que a Anne Liv estava na minha barriga.
O esforço de levantar a cabeça e o peito para olhar ao redor vai fortalecer os músculos do pescoço dele. Entre 3 e 6 meses, dá para manter o bebê mais erguido, com apoio para a cabeça e o pescoço.
Prefira superfícies firmes, mas nunca deixe ele em contato direto com o chão. E, claro, sempre esteja ao lado. Repita isso por, no mínimo, duas a três vezes por dia, e o mantenha nessa posição por 3 a 5 minutos. Vá aumentando o tempo de acordo com o desenvolvimento do seu bebê.
Com mais de 80 mil compartilhamentos no Facebook, um alerta lançado pelo Corpo de Bombeiros do Distrito Federal vem deixando pais atentos sobre os riscos de balançar crianças durante brincadeiras sem proteger-lhes a cabeça.
Nunca é uma má ideia abraçar o bebê e dar-lhe muito amor e carinho! Afinal, balançar o pequeno pode ser relaxante tanto para ele quanto para os pais. Estudos mostram que, até em adultos, o balanço tem efeitos tranquilizantes, pois este movimento repetitivo ativa regiões do cérebro responsáveis pelo sono.