Um hemograma é constituído pela contagem das células brancas (leucócitos), células vermelhas (hemácias), hemoglobina (Hb), hematócrito (Ht), índices das células vermelhas, e contagem de plaquetas.
O hematócrito (Ht) é um parâmetro laboratorial, que se refere ao percentual em que as células vermelhas, também conhecidas como hemácias ou eritrócitos, ocupam no volume de sangue total. ... E quando está elevado, pode estar relacionado a redução do volume de líquido sanguíneo, que acontece em casos de desidratação grave.
O hematócrito, também conhecido como Ht ou Hct, é um parâmetro laboratorial que indica a porcentagem de células vermelhas, também conhecidas por glóbulos vermelhos, hemácias ou eritrócitos, no volume total de sangue, sendo importante para identificar e diagnosticar algumas situações, como a anemia, por exemplo.
Uma pessoa que tem eosinófilos altos nem sempre apresenta sintomas, mas eles podem surgir causados pela própria doença que gerou a eosinofilia, como falta de ar em casos de asma, espirros e congestão do nariz em caso de rinite alérgica ou dor abdominal em casos de infecções parasitárias, por exemplo.
A síndrome de Loeffler é uma condição caracterizada pela grande quantidade de eosinófilos no pulmão que normalmente é causada por infecções parasitárias, principalmente pelo parasita Ascaris lumbricoides, podendo também ser causada por uma reação alérgica a certos medicamentos, por câncer ou por uma hipersensibilidade ...
Os basófilos compartilham muitas características com os mastócitos, incluindo a expressão de FcεR1, secreção de citocinas Th2, coloração metacromática e liberação de histamina depois de sua ativação. Apesar disso, os basófilos possuem muitas características únicas.
O termo monocitose refere-se ao aumento da quantidade de monócitos circulantes no sangue, ou seja, quando são identificados mais de 1000 monócitos por µL de sangue.