A operação de remessa para industrialização acontece quando uma empresa (denominada encomendante) envia insumos. ... Essa remessa pode ser real ou simbólica, isto é, quando a remessa sai direto da empresa que está fornecendo os insumos. Nessa operação há suspensão do ICMS e do IPI.
1101: Compra para industrialização ou produção rural(NR Ajuste SINIEF 05/2005) (Decreto . 1102: Compra para comercialização. 1124: Industrialização efetuada por outra empresa. 1201: Devolução de venda de produção do estabelecimento.
A industrialização por encomenda caracteriza-se como uma operação em que, determinado estabelecimento remete insumos (matéria-prima, produto intermediário e material de embalagem) a um estabelecimento industrial, para que este submeta estes insumos a um processo industrial e retorne esses produtos industrializados ao ...
Após a industrialização da mercadoria, o industrializador emite a nota de “Retorno de Industrialização” em relação aos insumos enviados para realizar a industrialização. A nota fiscal de retorno será emitida sob o CFOP 5.
Ao fim do contrato de comodato o retorno do bem deve ser acompanhado de nota fiscal de retorno de bem recebido por conta de contrato de comodato, utilizando o CFOP, 6.
CFOP 5910 Remessa
Deve ser indicado o CFOP 5.
As mercadorias recebidas por compra devem ser contabilizadas no estoque em contrapartida à conta de fornecedores ou bancos. Todavia, as mercadorias recebidas em doação, por não haver a obrigação de pagamento, devem ser contabilizadas no estoque em contrapartida à conta de receitas.
Portanto, as mercadorias recebidas em bonificação geram receita para a empresa que recebe e não darão direito a crédito de PIS e COFINS. A empresa que conceder a bonificação não irá pagar PIS e COFINS sobre ela, pois sua contabilização será como despesa com bonificação.
Como declarar doações de veículos feitas em 2019. Se você teve a sorte de receber um veículo por doação em 2019, abra um item para ele na ficha de Bens e Direitos e informe, na "Discriminação" que passou a ter propriedade daquele bem. Informe, ainda, o nome e o CPF ou CNPJ do doador.
A doação recebida deve constar na ficha de Rendimentos Isentos e Não tributáveis, no código 14, referente a Transferências Patrimoniais – doações e heranças.
Se você vendeu o veículo em 2020, informe na "Discriminação" o nome do comprador ou da loja com o respectivo CPF ou CNPJ, a data e o valor da venda. No campo "Situação em mantenha o valor que estava na declaração do IR 2020. Não importa se estava declarado por R$ 10 mil e você vendeu por R$ 5 mil.
Imóveis e veículos Assim, doador e recebedor precisam declarar o bem doado nas fichas “Doações Efetuadas” e “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”, respectivamente. Além disso, é necessário dar baixa e entrada nas fichas de “Bens e Direitos” tanto de quem doou, quanto de quem recebeu.