As mitocôndrias são formadas por duas membranas lipoproteicas, sendo uma externa e outra interna: Membrana externa: semelhante a de outras organelas, lisa e composta de lipídeos e proteínas chamadas deporinas, que controlam a entrada de moléculas, permitindo a passagem de algumas relativamente grandes.
Sabendo-se que as células musculares apresentam o maior gasto energético, juntamente ao sistema nervoso, depreende-se que as mitocôndrias devem estar presentes em grande número para que todo o gasto possa ser possível com a produção contínua de ATP.
Resposta. Porque são capazes de utilizar O2 e molécula orgânicas para produzir grandes quantidades de ATP. As células que não possuem mitocôndrias (anaeróbios) possuem um rendimento energético muito baixo, pois produzem ATP só através da glicose.
Resolução: a) Nas mitocôndrias dos animais que inalaram Cd, há uma diminuição no consumo de oxigênio, pois a transferência de elétrons que se dá na membrana interna e nas cristas da mitocôndria vai ocorrer mais lentamente.
Resposta. Olá, as células musculares apresentam muitas mitocôndrias devido à necessidade de produzirem muita energia para o movimento do músculo. Esta energia é produzida no processo de respiração celular realizado nelas mas também no citoplasma da célula.
Elas possuem um genoma próprio, ou seja, o material genético que existe dentro das mitocôndrias é diferente do material genético da célula em si. ... A teoria da endossimbiose diz que o surgimento de algumas organelas ocorreu com a entrada de um organismo procariota em algum tipo de célula eucarionte primitiva.
Denomina-se condrioma o conjunto de mitocôndrias de uma célula.
Resposta. São os lisossomos, pois possuem enzimas digestivas, assim como o sulco estomacal e ambos realizam a digestão de substâncias.