EQST

Como Prevenir A Espinha Bfida?

Como prevenir a espinha bífida?

A boa notícia é que quase 75% dos casos de espinha bífida podem ser prevenidos pela toma de um suplemento de ácido fólico. Antes da mulher engravidar. E esta é que é a grande questão. Boa parte das gravidezes acontece sem que haja uma consulta prévia de planeamento familiar.

O que causa espinha bífida?

Espinha bífida é um defeito congênito que ocorre quando os ossos da coluna não se formam completamente. Primordialmente isto ocorre no início da gravidez. Como resultado observamos uma abertura da coluna nas costas, geralmente no fim da coluna (região sacral).

Quais são os três tipos de espinha bífida?

A espinha bífida pode ser classificada em: espinha bífida oculta, meningocele e mielomeningocele. A mielomeningocele é a forma mais complexa e mais comum, a única que pode ser corrigida antes do nascimento; os outros dois tipos, ou são operados apenas depois do nascimento ou não têm necessidade de qualquer cirurgia.

O que quer dizer espinha bífida em S1?

Espinha bífida é um defeito de formação na vértebra, no caso S1. Ocorre no desenvolvimento do bebê durante a gestação. A malformação da coluna está associada a maior probabilidade de ter escoliose…

O que é espinha bífida e como se desenvolve?

A espinha bífida caracteriza-se por um conjunto de malformações congênitas que se desenvolvem no bebê durante as 4 primeiras semanas de gravidez, que se caracterizam por uma falha no desenvolvimento da coluna vertebral e uma formação incompleta da medula espinhal e das estruturas que a protegem.

O que é coluna aberta?

A doença, chamada mielomeningocele, também conhecida como espinha bífida aberta, é uma má-formação congênita da coluna vertebral da criança que deixa expostas as meninges (membranas da espinha), a medula óssea e as raízes nervosas.

O que pode causar a encefalocele?

Basicamente, a Encefalocele é um defeito no fechamento desse tubo, causado pela presença de uma falha óssea (um espaço fica aberto no crânio) e a saída de tecido cerebral ou meninges por esse local. O processo forma uma espécie de bolsa do lado de fora da cabeça da criança, uma hérnia.

O que é a encefalocele?

A encefalocele congênita é um defeito do fechamento do tubo neural, ocorrendo herniação de conteúdos cranianos devido à malformação congênita do crânio, sendo sua forma mais comum a occipital.

O que é a doença encefalocele?

A encefalocele, também conhecida como cranium bifidum, consiste em um defeito do tubo neural, caracterizada pela herniação do cérebro e das meninges por aberturas presentes no crânio.

Quais são os dois déficits clássicos da mielomeningocele?

Perda do controle da bexiga ou dos intestinos. Paralisia parcial ou completa das pernas ou pés. Pés ou pernas tortas. Déficits de aprendizado geralmente leves.

Como é feita a cirurgia de mielomeningocele?

Durante o procedimento, um neurocirurgião pediátrico coloca a medula espinhal e tecido exposto dentro do corpo do bebê e os cobre com músculo e pele. A cirurgia também pode ocorrer antes da criança nascer. Este procedimento, o chamado cirurgia fetal, deve ocorrer antes da 26ª semana de gestação.

O que é uma cirurgia intrauterina?

A cirurgia fetal, também conhecida como cirurgia intrauterina ou pré-natal, é o ramo da medicina fetal que utiliza uma série de técnicas cirúrgicas para tratar defeitos congênitos e problemas enquanto o bebê ainda está na barriga da mamãe.