substantivo masculino Ação ou efeito de desperdiçar, de não aproveitar da maneira como deveria; falta de proveito; perda: desperdício de água. ... substantivo masculino plural Tudo aquilo que não se consegue aproveitar; sobras: desperdícios de pneus. Etimologia (origem da palavra desperdício).
Pois vamos tentar entender, então, os “7 desperdícios” explicitados por Ohno:
8 desperdícios do Lean Manufacturing
Segundo essa lógica, o desperdício poderia ser categorizado em 7 tipos básicos: retrabalho, espera, movimentação, transporte, estoque, excesso de processamento e desconexão. A essa lista, pode-se adicionar um oitavo desperdício, que cada vez mais deve merecer nossa atenção: o desperdício de conhecimento/talento humano.
Abaixo os 7 grandes desperdícios do lean:
Gemba é uma palavra de origem japonesa que significa o "verdadeiro lugar". Quando aplicada à manufatura, significa o lugar onde as coisas acontecem na fábrica. Utilizado para indicar que as pessoas, cujo trabalho é a produção, estão em um bom lugar para fazer melhorias no processo.
Quais os Cinco Princípios Fundamentais do Lean?
Sendo assim, confira abaixo quais são os 5 princípios do Lean Manufacturing e como eles se aplicam na prática dentro das empresas!
Quais os princípios fundamentais da filosofia lean?
Os cinco princípios básicos da Administração Pública estão presentes no artigo 37 da Constituição Federal de 1988 e condicionam o padrão que as organizações administrativas devem seguir. ... São eles: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
A organização como função administrativa serve para: agrupar e estruturar todos os recursos disponíveis na organização; agrupar as pessoas para que estas trabalhem melhor em conjunto; permitir o alcance dos objetivos almejados da melhor forma possível.
Nesse contexto, os princípios fundamentais da organização formal são: divisão do trabalho; especialização; hierarquia e amplitude administrativa." Aponte, entre as afirmações, a incorreta. A autoridade está situada em posições na organização e não em pessoas. ... A autoridade flui por meio da hierarquia verticalizada.
São seis as funções organizacionais: produção ou serviços; comercial ou marketing; materiais ou logística; financeira; recursos humanos; e jurídico-legal. Estas funções devem ser integradas na organização, tanto para seu funcionamento como para o planejamento.
As quatro funções administrativas são planejar, organizar, dirigir e controlar. Elas compreendem um grande universo de ações que o gestor deve tomar para manter a organização no rumo certo.