Parasitológico de Fezes (EPF):
O exame de urina, também conhecido como exame de urina tipo 1 ou exame EAS (Elementos Anormais do Sedimento), é um exame normalmente solicitado pelos médicos para identificar alterações no sistema urinário e renal devendo ser feito através da análise da primeira urina do dia, já que encontra-se mais concentrada.
N) EAS ou Urina Tipo I É o exame básico de urina. Permite a detecção de doenças renais ocultas e pode sugerir a presença de infecções urinarias.
Os valores de referência do exame de urina tipo 1 devem ser: pH: 5,5 e 7,5; Densidade: de 1,005 a 1,030. Características: Ausência de glicose, proteínas, cetonas, bilirrubina, urobilinogênio, sangue e nitrito, alguns (poucos) leucócitos e raras células epiteliais.
Os valores de referência do exame de urina tipo 1 devem ser: pH: 5,5 e 7,5; Densidade: de 1,005 a 1,030. Características: Ausência de glicose, proteínas, cetonas, bilirrubina, urobilinogênio, leucócitos, sangue e nitrito.
Para o exame de Urocultura o frasco deverá ser estéril; Colher a primeira urina da manhã, desprezando o primeiro jato, colhendo o jato intermediário (para o exame de EAS não precisa ser a primeira urina, desde que não tenha urinado por 4 horas); Fechar o frasco imediatamente, evitando contaminações; e.
2 - COLETA DE URINA EM PACIENTES ADULTOS ACAMADOS: Fazer a identificação para o frasco de exame com nome, leito, número do prontuário, unidade de internação, data e hora; 2. Explicar o procedimento ao paciente e acompanhante; 3. Colocar biombos ao redor do leito; 4. Calçar luvas de procedimentos; 5.
Se o paciente usar fralda pode-se colher com pazinha diretamente da fralda também. Para a coleta de urina, principalmente de mulheres acamadas, pode-se utilizar o urinol feminino também conhecido por comadre, bem lavado, repassar a urina paro o frasco fornecido pelo Laboratório.
Coleta de urina em mulheres
O saco coletor deve estar preso num suporte adequado e sem arrastar no chão. O tubo não deve ter nada a obstrui-lo, para manter o fluxo da urina. Atenção: o tubo coletor de urina não deve estar por baixo do corpo do idoso ou dobrado em alguma parte. 5.
Nos meninos colocar o órgão genital dentro da abertura do saco coletor e colar a parte superior do adesivo na pele da criança, para evitar vazamentos. Nas meninas, abrir os grandes lábios da vagina e colar a parte superior do adesivo, garantindo que o canal uretral fique dentro do círculo, para evitar vazamentos.
Saiba quais os cuidados e como usar bolsa de urina
Colocar o coletor de forma que a abertura fique próxima ao canal uretral. Aguardar 30 minutos. Se após 30 minutos a criança não urinou, repita o procedimento. Se urinou, observe o volume se for grande feche o saco coletor com cuidado para que não vaze.
Fazer a coleta em um coletor convencional de tampa rosqueável, não se faz necessária higienização nem se pode desprezar o primeiro jato de urina.
Enxugar com toalha limpa ou gaze. COLETA: Retirar o papel que recobre a parte adesiva e fixar o orifício do saco coletor. Assim que a criança urinar no saco, deve-se fechá-lo colando as bordas do orifício e verificar se está bem vedado. A urina deve ser mantida em geladeira até ser levada ao laboratório.
Se a coleta de urina for realizada em casa até quanto tempo posso levá-la ao laboratório? Até no máximo 2 horas após a coleta, para que microorganismos contaminantes não influenciem no resultado do exame.
Cuidados após o exame de urina A urina deve ser entregue em no máximo duas horas após ser colhida. Caso isso não seja possível, a amostra pode ser mantida em geladeira até a entrega, mas vale conferir na clínica ou posto o prazo pelo qual o material pode ser armazenado.
Somente se o seu médico solicitar. Se isso não acontecer, a urina poderá ser colhida em qualquer horário do dia, sendo melhor colher a amostra após permanecer duas horas sem urinar.
Fezes e Urina após coletados não devem ser conservados em geladeira, e devem ser encaminhados ao laboratório até 2 horas após a coleta.
- A urina se conserva em temperatura ambiente por até 2 horas após a coleta, porém o prazo a ser informado para entrega do material no laboratório quando a amostra for colhida em casa é de 1 hora em temperatura ambiente ou refrigerado.
Para a coleta é preciso: Evacuar no penico ou numa folha de papel branco colocada no chão do banheiro; Coletar um pouco de fezes com uma pazinha (que vem junto do pote) e coloca-la dentro do frasco; Escrever o nome completo no frasco e guardar na geladeira por 24 horas até ser levado para o laboratório.
Até 15 dias sem menstruar, é considerado um atraso de pouca proporção. Após esse tempo, o teste de gravidez pode ser feito com qualquer urina do dia desde que a mulher não beba nada por 2 a 3 horas para ajudar a concentração do HCG no xixi.