O Patrono do Exército O Marechal-de-Exército Luiz Alves de Lima e Silva e Duque de Caxias, foi consagrado, de direito, por Dec. 51929 de 13 mar 1962, como o Patrono do Exército Brasileiro, onde ele se forjou e de cujo seio emergiu no cenário nacional, como um dos maiores brasileiros de todos os tempos.
Por sua bravura, foi agraciado com a Ordem do Hábito de Cristo, a mais alta distinção militar da época. Retornando ao Rio de Janeiro ainda em 1823, com apenas 20 anos, foi promovido a capitão, tendo seguido para a província da Cisplatina (hoje Uruguai), para combater os revoltosos.
Duque de Caxias recebeu o apelido de “pacificador” pelo papel que exerceu, principalmente, nas batalhas contra as rebeliões regenciais e as revoltas liberais de 1842.
Caxias é o nome da cidade maranhensw que sediou a Balaida, vencida por ele em 1841. O comportamento exemplar do militar transformou caxias na palavra que serve para designar alguém que cumpre rigorosamente todas as suas tarefas.
Luís Alves de Lima e Silva
Em 1852, é promovido ao posto de Tenente-General e recebe a elevação ao título Marquês de Caxias. Em 1853, uma Carta Imperial lhe confere a Carta de Conselho, dando-lhe o direito de tomar parte direta na elevada administração do Estado e, em 1855, é investido no cargo de Ministro da Guerra.
Lidera as tropas do Exército nas guerras platinas em 1851 e exerce, depois, a Presidência da província gaúcha. Em 1866 chefia as forças brasileiras na Guerra do Paraguai e conquista Assunção em 1869. No mesmo ano recebe o título de duque de Caxias. Morre na cidade de Barão de Juparanã, no Rio de Janeiro.
Duque de Caxias (1803-1880), conhecido como Luiz Alves de Lima e Silva foi um patrono do Exército e militar. Nasceu na Fazenda de São Paulo, na então província do Rio de Janeiro no dia 25 de agosto de 1803, faleceu na Fazenda Santa Mônica, estação de Desengano, hoje Jiparaná, Rio de Janeiro no dia 7 de maio de 1880.
O Marechal Luís Alves de Lima e Silva, Duque de Caxias, nasceu em 25 de agosto de 1803, em Porto Estrela, no Rio de Janeiro e faleceu em 7 de maio de 1880, em Valença (RJ). Militar de carreira, atuou em praticamente todos os conflitos que aconteceram no Brasil no século XIX.
Academia Militar das Agulhas Negras1818–1821
José Luiz Machado
Quem nasce ou reside na cidade de Duque de Caxias é chamado de Caxiense. O estado Rio de Janeiro possuí uma área total de Km² e está localizado na Região Sudeste do Brasil. A capital do Estado Rio de Janeiro é Rio de Janeiro. Quem nasce ou mora no Estado Rio de Janeiro é chamado de Fluminense.
Carioca vem do tupi e significa “casa de branco”. Refere-se à cidade do Rio de Janeiro. Quem nasce no estado do Rio de Janeiro é fluminense, que vem do latim flumine (=rio) mais o sufixo -ense (=natural).
O município Volta Redonda está localizado no Estado Brasileiro Rio de Janeiro - RJ. Volta Redonda possuí uma área total de 182,48 Km². Sua população no ano de 2010 era de 257.
Com a abolição dos escravos em 1888, aconteceram vários transformações na vida econômica e social da Baixada Fluminense. O saneamento dos rios foram abandonados, houve um atraso nas condições propícias à saúde e várias enfermidades surgiram. Entre elas, a malária e a cólera.
No município, está localizada uma das maiores refinarias da Petrobras, a Refinaria de Duque de Caxias. Possui, ainda, um polo gás-químico e contará com uma usina termelétrica. Os principais segmentos industriais são: químico, petroquímico, metalúrgico, gás, plástico, mobiliário, têxtil e vestuário.
Qual bairro escolher? Confira os Melhores Bairros de Caxias
Páginas na categoria "Bairros de Duque de Caxias (Rio de Janeiro)"
No Brasil, existem 719 municípios com bairros oficiais divulgados pelo IBGE.
Caxias do Sul tem, atualmente, 65 bairros e centenas de loteamentos (alguns, inclusive, irregulares), além de núcleo habitacionais.
Dados tabulados sobre a População de Santa Cruz de Serra
Santa Cruz: melhores atrações