Como fazer o treino HIIT
Tanto o HIT (High Intensity Training, ou treinamento de alta intensidade), quanto o HIIT (High Intensity Interval Training, ou treinamento intervalado de alta intensidade) ajudam a diminuir a gordura corporal em um treino rápido.
HIIT ou treinamento intervalado de alta intensidade é uma técnica de treinamento em que você dá 100% de esforço através de rápidas e intensos exercícios, com períodos curtos de descanso. Além disso, este tipo de treinamento aumenta a queima de gordura em menos tempo.
HIT X HIIT HIT é a sigla em inglês para “High Intensity Training”, ou Treino de Alta Intensidade. Já HITT se refere ao “High Intensity Interval Training”, que pode ser traduzido para Treino de Alta Intensidade Intervalado. ... É basicamente um treino de intensidade altamente elevada.
Chamada de HIIT (sigla em inglês para High Intensity Interval Training ou treinamento intervalado de alta intensidade), a modalidade é a grande estrela da temporada segundo o American College of Sports Medicine, a maior e mais importante organização sobre medicina esportiva e atividade física.
As 4 segmentações do treino HIIT
Protocolos de HIIT:
Quantas vezes por semana o HIIT pode e deve ser realizado? Paulo Gentil – Depende da intensidade. Mas, em termos gerais, um treino intenso só poderá ser realizado duas a três vezes por semana.
A metodologia HIIT consiste em uma sequência de exercícios que exigem bastante esforço do corpo com pequenos intervalos para descanso, entre 30 e 60 segundos. ... A principal característica do treino HIIT é o dinamismo, que evita que a pessoa se canse ao realizar movimentos repetitivos.
Os exercícios são voltadas para queimar gordura e definir a musculatura com pouco tempo de treino, de 15 a 30 minutos por dia. Os resultados que são esperados em 60 dias são: queima de gordura do corpo.
O principal objetivo desse método de treinamento é melhorar o condicionamento físico e aumentar o gasto energético. “O HIIT é um exercício com um potencial muito grande para melhorar a aptidão física”, explica Valéria.
Burpee é um exercício muito utilizado na modalidade do Crossfit para melhorar o condicionamento físico, resistência cardiorrespiratória e também para emagrecer (emagreça com o Tecnonutri) . O exercício é feito com peso corporal e, fortalece o abdômen, braços, pernas e mantém a frequência cardíaca elevada.
O treino HIIT faz como que o organismo utilize o açúcar presente no sangue como fonte de energia. Portanto, o treino ajuda a prevenir o diabetes. Dessa forma, ele se torna uma excelente modalidade física para quem está com a glicose elevada subclínica (pré-diabetes) ou para quem já sofre com a doença.
A combinação de HIIT e musculação pode ser feita na mesma sessão de treino ou em dias alternados. Sendo o HIIT um treinamento aeróbico, mesmo que de alta intensidade, ele deve ser feito, na maioria dos casos, depois da musculação.
Benefícios do alongamento
Realmente o Hiit ajuda a emagrecer justamente porque o mesmo acaba combinando características aeróbicas e até mesmo anaeróbicas em um só treino, logo ao fazer isso o gasto calórico durante o exercício acaba sendo muito elevado, sendo que o mesmo acaba elevando o metabolismo mesmo depois do fim do treino.
As pessoas perderam peso e gordura corporal de ambos os tipos em todos os casos. Mas o treinamento intervalado como um todo foi mais efetivo. Na comparação, aqueles que fizeram qualquer tipo de treinamento intervalado perderam cerca de 29% mais peso.
300 a 1.
400 kcal
Já imaginou perder de 150 calorias a 500 calorias em apenas 20 minutos de treino Hiit? Pois é, nos treinos intervalados de alta intensidade isso é totalmente possível.
“Uma pessoa de 82 quilos queima aproximadamente 1,43 calorias por burpee (flexões acompanhadas de salto)”, diz o cientista do exercício e personal trainer Jeff Godin. De modo que se conseguirmos fazer pelo menos sete em um minuto, o consumo calórico é de dez calorias (vale lembrar que o da corrida é de somente 8).
Com cerca de 30 minutos de duração, o treinamento queima até 500 calorias, aumenta a resistência aeróbica, a força e a explosão muscular.
GASTO CALÓRICO DA ATIVIDADE EM KCAL POR HORA OU POR MINUTO (Calculado para uma pessoa de 70 kg)
1. Logo depois de acordar, enquanto espera o café ficar pronto, faça polichinelos. Queima 10 calorias por minuto. 2.
Uma corrida intensa pode consumir bastante calorias. Em uma velocidade média de 12km/h, é possível consumir entre 860 a 1000 calorias em um treino de uma hora — considerando que cada indivíduo possa ter uma resposta diferente, por conta da individualidade biológica —.
Basta multiplicar: velocidade (em km/h) x peso (kg) x 0,0175. Um indivíduo de 78 kg, por exemplo, correndo a uma velocidade de 8 km/h, gasta 10,92 calorias por minuto (8 x 78 x 0,0175).
No final, os estudiosos chegaram à conclusão de que cada clique gasta 1,42 caloria.
- Uma caminhada de 60 min a 6,4km/h gasta 243 calorias; - Uma caminhada de 60 min a 7,4km/h gasta 270 calorias; - Uma corrida de 30 min a 9,6km/h gasta 270 calorias; - Uma corrida de 30 min a 10,7km/h gasta 300 calorias.
Um plano feito pela professora de educação física Adriana Piacsek, da assessoria esportiva TPM, mostra que é possível, sim, emagrecer 1kg por semana caminhando só meia horinha por dia! Você pode perder cerca de 1.