O corpo dos fungos multicelulares é formado por hifas, que são filamentos delgados que em conjunto formam o micélio. Hifas podem ser modificadas para produzir estruturas especializadas. Fungos possuem parede celular que contém quitina e, nesse aspecto, diferem das células vegetais.
Portanto, a importância econômica comentada neste texto se refere a fungos cuja fase sexuada pertence aos ascomicetos. Há muito tempo as leveduras e alguns fungos filamentosos são utilizadas em processos de fermentação para produção de pães, bebidas como a cerveja, queijos, vinagres e vinhos.
Micélio é nome que se dá ao conjunto de hifas emaranhadas de um fungo. O micélio vegetativo é a parte correspondente a sustentação e absorção de nutrientes, se desenvolvendo no interior do substrato. O micélio que se projeta na superficie e cresce acima do meio de cultivo é o micélio aéreo.
Os fungos são seres heterótrofos que utilizam inúmeras fontes orgânicas de alimento. Há espécies de fungos que se alimentam de matéria orgânica viva, causando doenças em plantas e animais e apodrecimento em frutas e verduras; mas há outros fungos cuja nutrição é sapróbia.
Na reprodução sexuada, observa-se o fenômeno da plasmogamia, em que células de duas hifas ou da mesma hifa se conjugam e, após cariogamia, produzem um zigoto, que é o único corpo diploide destes seres, onde após meiose se formam esporos haploides e a sua importância é que As hifas são os filamentos de células que ...
– Endotrix: A invasão fica confinada dentro da haste capilar, tendendo a cronicidade, podendo ser erradicadas apenas com tratamento sistêmico. Todos os agentes que produzem parasitismo endotrix são antropofílicos(Trichophyton tonsurans, Trichophyton violaceum).