Para fazer o registro da carretinha, o proprietário do veículo deve apresentar, ao departamento de trânsito:
A partir da emissão da nota fiscal da compra da carretinha, o proprietário tem até 30 dias para fazer o registro. Ele precisa comparecer a uma unidade do Detran. SP ou então agendar o atendimento, depois pagar os débitos (IPVA, seguro obrigatório, emplacamento), preencher a documentação e finalizar o processo.
O pagamento da Taxa de Licenciamento Anual pode ser feito pelos seguintes meios:
Guia de pagamento pode ser emitida no site do Detran do estado em que o veículo está registrado. O licenciamento veicular pode ser feito por meio do site do Detran de cada estado.
A impressão do CRLV pode ser feita diretamente no site www.detran.mg.gov.br, na aba veículos. Para acessar o documento, basta informar a placa, o número do Certificado de Registro do Veículo (CRV), o Renavam e, por fim, o CPF ou CNPJ.
O Governo de Minas Gerais começa a cobrar, a partir de fevereiro de 2021, o porte obrigatório do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) 2020 para todos os motoristas e motociclistas em trânsito.
O documento estará disponível para download ou impressão no portal do Detran.SP, aplicativo “CDT - Carteira Digital de Trânsito” do governo federal ou portal de serviços do Denatran.
1- No site do Detran vá em “Consulta de veículos” e digite a placa e o renavam do seu veículo. 2- Na tela de informações aparecerá o código de rastreamento dos Correios, com o qual é possível consultar a situação da entrega.
O acesso pode ser feito pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito ou pelo site do Denatran. O primeiro passo é se registrar, pelo próprio aplicativo, no gov.br, que é o cadastro do governo federal para documentação em geral.
Além desse tributo obrigatório e anual, que é de responsabilidade do Detran, há outros impostos que devem ser pagos para que seja possível fazer o licenciamento 2021. São eles: IPVA 2021 (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores); Seguro DPVAT.
Portanto, para o ano de 2021, o Licenciamento ficará com os seguintes vencimentos: placas finais 1, 2 e 3 vencerão em março; final 4, em abril; final 5 vencerá em maio e final 6 será em junho. Placa final 7 vencimento em julho, final 8 em agosto, final 9 em setembro e 0 em outubro.
Com a adoção do documento digital e unificação dos valores para todos os veículos, a taxa de licenciamento anual no RS poderá passar de R$ 94,69 para R$ 66,70 em 2021, no caso de veículos com menos de 15 anos (68% da frota).
Órgão seguirá cobrando valor por expedição de licença, mesmo com o fim da impressão do documento. ... A partir de 2021, com a digitalização do licenciamento, o Detran-RS não terá mais os custos de impressão do documento em papel-moeda e de envio pelos Correios.
Verifique a situação do licenciamento e os valores a pagar para o seu veículo no menu Consulta de Veículos. Efetue o pagamento dos encargos por meio de um dos bancos conveniados, informando a placa e o número do Renavam (constam no documento). Aguarde a confirmação do pagamento no sistema do DetranRS.
As alternativas são o CRLV Digital via aplicativo Carteira Digital de Trânsito (apenas para pessoa física) e a impressão comum do documento eletrônico CRLV-e. A impressão poderá ser feita pelo proprietário do veículo via Central de Serviços do DetranRS ou ainda pelo Portal do Denatran.