No local desejado, para fazer uma bainha de lenço, vire 1cm e costure rente à dobra, de 2 a 3mm da borda. Esse 1cm pode ser virado na máquina, na hora da costura, ou, se você tiver menos prática, alinhave primeiro. Após cortar o excesso do 1cm, você vira novamente 2mm para o avesso.
Para fazer, basta virar a peça do avesso, dobrar o tamanho ideal do comprimento e colar a fita. Na hora de tirar, é só desgrudar a fita e lavar normalmente. Importante: não passe ferro quente sobre a fita.
Método 3 de 3: Embainhando Calças Com Fita de Bainha Instantânea
Para fazermos a barra de calças de ternos, basta usarmos um ferro de passar roupas, uma agulha (a mais fina que tiver) e linha (não importa a cor, já que costuramos apenas pelo avesso sem transpassar o tecido).
Com o colar-costura sua calça, vestido, saia, blusa, remendos ou barras e bainhas:
Consertando roupas rasgadas com cola para tecido
truque Barra sem costura: Opção 1 – usando a fita dupla-face Risque o molde no avesso do tecido e depois contorne o risco colando a fita dupla-face, Recorte o tecido deixando uma borda de 1,5cm e tire a parte da fita que não tem cola, Ai é só colar a sobra do tecido na fita dupla-face e você terá uma barra sem costura!
Fazendo a bainha em uma camiseta. Vire a peça do avesso. Se não souber o tamanho desejado para a camiseta, vista-a e faça uma marca na altura onde deseja fazer a bainha nova. Você pode usar giz de alfaiate, caneta fantasma ou até um alfinete para isso.
PRIMEIRO ACABAMENTO: BAINHA
Abaixo você vai encontrar uma lista com alguns detalhes de todas elas e a média de preço:
Para costurar a malha na máquina reta doméstica é importante usar a agulha “ponta bola”, que tem a ponta dourada. Na embalagem está escrito “malha”. Essa agulha, como o nome já diz, tem a ponta arredondada para não perfurar o tecido e “quebrar” os fios elásticos. Ela desliza entre os fios até perfurá-los.
Ou seja, a 9 e 11 são usadas em tecidos como seda, lycra e malha fina; a 14 é a mais indicada para popeline, ideal, então, para patchwork; e a 16, 18 e 21 são para tecidos pesados, como jeans e sarja.
COSTURA. O ponto reto que usamos para costurar tecido comum não vai funcionar com a malha, pois ele não “estica” junto com o tecido. ... Qualquer que seja o ponto, faça testes em um retalho (dobrado ao meio) para ajustar a tensão da linha e o comprimento e largura do ponto, até que esteja bem uniforme e sem formar babados.
Linhas comuns de poliéster: costuram seda, lingerie, microfibra, crepe, tafetá, camurça, cotton lycra, plush, meia malha, suedine, lycra e todos os tecidos sintéticos. Linhas mistas: fina e resistente, é ideal para fazer um acabamento leve e que seja suave ao toque.
– linhas metálicas podem enferrujar tecidos claros. – a linha deve ser tão forte quanto o tecido para que não arrebente. – linhas mais lisas são ideais para costurar tecidos finos e delicados, já as linhas mais espessas têm melhor desempenho em tecidos grossos, de trama aberta, bordados e trabalhos decorativos.
Etiqueta 80: Linha indicada para confecção de roupas profissionais, moletons, jeans, bermudas etc. Também utilizada para pesponto, casear, travetar e pregar botões.
Qual a diferença entre linha e fio na costura? As linhas são fios especiais projetados e desenvolvidos para utilização em máquinas de costura. Também pode ser utilizado para costurar à mão. ... As linhas de algodão glacê são mais resistentes à abrasão do que as linhas de algodão mercerizadas.
A linha mais comum A linha mouline se encaixa na maioria dos bordados, por isso é a mais comum. É vendida em meadas, que consiste em 6 fios que podem ser separados e utilizados no seu bordado, ou seja, você poderá usar de 1 a 6 fios, dependendo da técnica e do tecido escolhidos.
Meadas. As meadas de linha são os novelos de fios usados para fazer o bordado em ponto cruz. Em tecidos finos, é orientado utilizar de 1 a 2 fios de cordão por meada. Já em materiais mais grossos, pode-se usar de 3 a 5 fios do mesmo cordão.
Linha Para Bordar À Mão
Conduto, linhas de costura, de novelo ou lã também são utilizadas no bordado. Nos tutoriais, as apresentadoras do canal Clube do Bordado sugerem algumas marcas para quem ainda não conhece muito desse universo.
Comece o bordado em um ponto específico do desenho.