Uma comissão de dez juristas foi encarregada de compor o “Novo Código Justiniano”, uma revisão e sistematização das leis imperiais, depois chamadas de “Corpus Juris Civilis” (Código do Direito Civil), promulgado em 529, que depois serviu de base para os códigos civis de diversas nações.
Justiniano foi grande construtor e legislador, ele assim como os romanos deixou um conjunto de leis escritas conhecido como Código de Justiniano, o Código criava uma burocracia e excluía os judeus da vida pública, além disso, ele se empenhou em reconstruir o Império Romano, dirigiu varias expedições contra os vândalos ...
No governo de Justiniano (527-565), o Império Bizantino atingiu seu esplendor, através do fortalecimento do poder imperial e da expansão fronteiriça. No plano político, Justiniano organizou o Corpus Júris Dominici, ou o Código Justiniano, que foi sintetizado em quatro livros, que abarcavam: Código – reunião das leis.
Manifestações artísticas da arte bizantina A arte bizantina se destacou na pintura e na arquitetura, mas a sua forma mais expressiva foi o mosaico. O destaque para a arquitetura foi a construção de grandes e imponentes igrejas. Na pintura, as principais obras foram as pinturas e afrescos.
Mosaico bizantino Ele é feito através de um técnica em que as imagens são formadas a partir de pequenos pedaços de pedras com cores variadas, dispostos lado a lado. Assim, os fragmentos são fixados em uma argamassa e posteriormente recebem uma mistura de cal, areia e óleo para preencher os espaços entre eles.