Trata-se duma vacina fabricada a partir de estirpes virais vivas atenuadas do sarampo. É fornecida como pó e solvente para solução injetável apenas via subcutânea ou via intramuscular. Através da análise ao sangue pode-se averiguar a eficácia da vacina.
Edward Jenner foi o responsável por criar a primeira vacina.
A Vacina Influenza Trivalente, ou Vacina da Gripe, tem origem francesa e age para a produção de anticorpos contra outros dois vírus, o H3N2 e o Influenza B.
A vacina trivalente é composta por duas cepas de vírus A e uma cepa de vírus B, e vacina quadrivalente, com duas cepas de vírus A e duas cepas de vírus B.
As reações mais comuns à vacina da gripe normalmente surgem pouco tempo após a aplicação da vacina e incluem dor, vermelhidão ou inchaço no local da injeção, além de febre, dor muscular e dor de cabeça.
Outros efeitos adversos que podem ocorrer, mas são incomuns e geralmente de curta duração, incluem: dor de cabeça, febre, náuseas, tosse, irritação no olhos e dor muscular. Existem casos descritos de desmaios entre adolescentes, mas estes parecem estar mais ligados ao medo de agulha do que à vacina em si.
O organismo identifica o corpo estranho e produz anticorpos, gerando uma reação inflamatória. É essa reação inflamatória do corpo que pode produzir a febre, o mal estar e a dor no local, pois mostra a reação do organismo”, explica.
Reações no local de injeção como dor, exantema (erupções cutâneas), induração e edema (inchaço) podem ocorrer dentro de 48 horas e persistir por um ou dois dias.
A mais provável, disse ele, é que a injeção causa uma reação inflamatória do sistema imunológico, seja ao material morto do vírus da gripe usado para produzir a vacina, seja à proteína do ovo que permanece na vacina.
O que fazer: Para aliviar esses sintomas é indicado aplicar gelo no local da vacina durante 15 minutos, 3 vezes por dia até que os sintomas desapareçam. O gelo deve estar coberto com uma fralda ou pano de algodão, para que este não entre diretamente em contacto com a pele.
Entre os principais cuidados, atentar para: Utilizar compressas frias (não colocar compressas quentes) no local de aplicação para alívio da dor e da inflamação. Não aplicar qualquer produto sobre o local da vacinação, como cremes, pomadas e outros, bem como não fazer curativos. Evitar coçar.
Reações locais: dor, vermelhidão, endurecimento, calor ou arroxeamento no local de aplicação da vacina. O uso de compressas de gelo no local, no dia da aplicação é, normalmente, suficiente. Essas reações podem ter duração de alguns dias, isso ocorrendo não há com o que se preocupar.
A vacina protege contra a influenza A, incluindo a prevenção contra a cepa H1N1, e a influenza B. O que muitas vezes pode acontecer é a pessoa imunizada contra a gripe contrair um resfriado e, daí, passa a acreditar que a vacina não funcionou.
E quanto tempo leva para a vacina começar a proteger realmente? Segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), após a aplicação, a vacina leva de duas a três semanas para surtir efeito. Esse é o período que o corpo precisa para produzir uma dose de anticorpos suficientes para combater o vírus.