4. Técnicas Manuais de Reexpansão Pulmonar Consistem em comprimir o tórax na expiração e descomprimir de forma abrupta permitindo restaurar a ventilação das unidades alveolares comprometidas.
Tosse Induzida ou estímulo de tosse Os principais procedimentos de tosse induzida são o deslocamento da traquéia; estímulo com espátulas na garganta e estímulo com cotonetes ou sondas nasotraqueais na cavidade nasal.
Na Taxonomia II da NANDA, o diagnóstico de enfermagem Desobstrução Ineficaz de Vias Aéreas é definido como "incapacidade para eliminar secreções ou obstruções do trato respiratório, para manter uma via aérea desobstruída" e apresenta como características definidoras: dispnéia, sons respiratórios diminuídos, ortopnéia, ...
A obstrução da via aérea mais frequente acontece devido ao inchaço dos tecidos desta via. Pode ainda ocorrer provocada por um corpo estranho, como um pedaço de comida ou um objecto. A maioria dos casos de obstrução da via aérea é provocada por engasgamento, ocorrendo com maior frequência durante as refeições.
Deve-se estar preparado para prestar atendimento de emergência em qualquer caso de obstrução completa das vias aéreas. Acionar o serviço médico de urgência (SAMU 192) e, em seguida, iniciar a manobra de Heimlich (sistema de compressões no abdome abaixo do nível do diafragma).
B - Verificar a respiração: aproxime-se para escutar a boca e o nariz do acidentado, verificando também os movimentos característicos de tórax e abdômen. Se a vítima não estiver respirando devemos proceder imediatamente os procedimentos Parada Cárdio-Respiratória.
No meio médico, engasgo ou obstrução de vias áereas por corpo estranho (OVACE) é o bloqueio da traqueia de uma pessoa por um objeto estranho, vômito, sangue ou outros fluidos.
Quase todos os corpos estranhos podem ser removidos das vias aéreas com um broncoscópio. Se o objeto não causar problemas respiratórios de emergência e for removido imediatamente, a maioria das pessoas se recupera bem. A inalação de objetos grandes pode ser fatal.
As moedas que atingem o estômago podem ser manejadas com conduta expectante e eliminadas sem intercorrências no prazo de 1 a 2 semanas.
Quando engolimos algo, este objeto, seja comida ou não, passa pelo esôfago e vai até o estômago. De lá, ele segue para o duodeno, que é a primeira parte do intestino delgado. Depois de atravessar todo o intestino delgado, ele passa para o intestino grosso e por fim é eliminado com as fezes pelo reto.
EXCLUSIVO: O perigo de esquentar comida em recipientes plásticos, no forno de microondas, é real. Circulam periodicamente pela internet, em e-mails, uma advertência segundo a qual o aquecimento de comida no forno de microondas, feito em recipientes de plástico, libera uma substância que pode causar câncer, a dioxina.
Isso porque esses dentes podem não ter raiz formada e, assim, podem ser aspirados”, diz o especialista. Nesses casos, o dente engolido pode asfixiar a criança ou até mesmo ir parar nas vias respiratórias, o que torna extremamente necessário iniciar procedimentos emergenciais de desengasgo e, depois, procurar um médico.
É preciso com urgência a avaliação médica com acompanhamento pois eventualmente é necessária a remoção endoscópica ou cirúrgica da prótese.