Saudação aos Orixás e às Entidades de Umbanda
Nas giras os Erês gostam de tudo o que uma criança gosta balas, pirulitos, brigadeiro, beijinho, bolos em geral e refrigerantes.
A Mariazinha da Praia nasceu em Pernambuco,em 1892 e desencarnou em 1900. Viveu apenas 8 anos. Seus pais eram pescadores e viviam na praia. Ela era uma menina alegre que adorava brincar no mar e na areia.
Pedrinho de Xangô é um Erê, ou mesmo pode ser chamado de Ibeijada, que tem como irradiação a força das pedreiras, montanhas e montes. aos necessitados que vão em busca de sua ajuda.
A protagonista da foto é a funcionária pública Maria do Rosário Cunha, hoje com 60 anos, conhecida pelas repartições como Mariazinha.
A Umbanda denomina de Beijada as entidades infantis ligadas aos Orixás com as características de seus domínios. Mariazinha da Praia, por exemplo, é uma criança ligada a Yemanjá. Joãozinho da Mata é ligado a Oxóssi e assim sucessivamente. A Falange de Beijada gosta de bolos, doces, balas, frutas e refrigerantes.
No Candomblé e na Umbanda, eles são conhecidos como os orixás Ibejis. São filhos gêmeos de Xangô e Iansã. ... Cosme e Damião eram dois irmãos gêmeos que eram médicos e viveram na Ásia Menor. Ficaram conhecidos porque curavam pessoas sem cobrar dinheiro.
Sua saudação no Candomblé é "Onipé Ibéjì!" (Defensor gêmeo), já na Umbanda é Oni Beijada!
Peço-vos com toda a humildade essa graça e desde já agradeço." Faça o pedido com muita fé e amor no coração. Reze uma Ave Maria. Coloque debaixo de uma árvore, em um parque, duas moedas e duas balas. Ofereça-as à São Cosme e Damião e peça para que nunca falte dinheiro em sua carteira.
Apesar da mudança na Igreja Católica, ao menos no Brasil, por conta da tradição, populares continuam fazendo comemorações no dia 27 de setembro. Cosme e Damião também são celebrados pela Igreja Ortodoxa, mas há três pares de santos Cosme e Damião celebrados por essa Igreja.
O Dia de São Cosme e Damião é comemorado em 27 de setembro pelos seguidores do candomblé, xangô, xambá, umbanda e batuque. No calendário oficial da Igreja Católica, a data reservada aos santos deve ser celebrada em 26 de setembro.
Considerados os padroeiros dos farmacêuticos, médicos e das faculdades de medicina, eles também são conhecidos como protetores dos gêmeos e das crianças. Por isso, são distribuídos tantos doces para as crianças nesse dia, como forma de homenageá-los ou pagar promessas.