Segundo especialistas, a melhor forma de como cuidar de cactos com relação à rega é molhar essas plantas uma vez por semana ou a cada quinze dias. Mas, se o local que você cultiva a espécie for interno, pode ser necessário regá-la apenas uma vez ao mês.
Como plantar cactos?
Com certeza o mais conhecido é o Mandacaru. Temos também o mandacaru brasileirinho, manchado de amarelo e o cacto parafuso, que são também da mesma família. Suas flores são enormes e também abre a noite. São plantas de grande porte.
Espécies como o Astrophytum myriostigma podem demorar até sete anos para florescerem pela primeira vez. Mas, em compensação, aparecem anualmente durante a primavera e o verão depois da primeira florada. Caso queira ter um cacto florido em menos tempo, o quipá (Tacinga inamoena) é recomendado.
As Flores de Cactos são muito mais belas do que as pequenas florezinhas artificiais que costumamos encontrar. São grandes, vistosas e podem apresentar uma grande variedade de formas e cores, tais como branco, rosado, amarelo, laranja e vermelho.
Por que o cacto pode murchar? O principal problema que podemos encontrar nos cactos é a murcha causada pela podridão das raízes, que tem como principal promotor a água em excesso. E isso deve ser tratado rapidamente para evitar a propagação para o restante da planta. Além disso, o cacto pode murchar por falta de água.
Meu cacto está com fungo? ... Caso o cacto comece a ficar molenga na base, diminua as regas, troque a terra e deixe-o no sol. Se a deformidade não evoluir, é mais provável que ele tenha sido vítima de um tombo ou do esbarrão de algum visitante desavisado.
No caso dos cactos, você pode regá-lo uma vez por semana, durante o verão, uma colher de sopa de água. Durante o inverno, essa quantidade pode ser reduzida para uma vez ao mês. Se a região que você mora é muito úmida, é importante usar vasos de cerâmica, pois eles ajudam a manter a planta longe da umidade.
Cactos gostam de água Pode não parecer, mas os cactos gostam e também precisam de água para sobreviver. Mesmo sendo plantas que sobrevivem bem em lugares secos e com muito sol, é preciso regá-las com uma certa frequência. Molhe a terra com cuidado: em dias quentes, borrife um pouco de água e molhe uma vez por semana e.
Quanto mais o cacto estiver iluminado, mais ele deve receber água. Os 15 dias são apropriados para os que ficam bastante tempo no sol, mas os que ficam em ambientes internos podem chegar a um mês. É importante avaliar o aspecto da terra para ter certeza: se ela estiver com um aspecto seco, pode regar.
Você pode comprar o composto já pronto em casas de jardinagem, mas uma dica é picar cascas de frutas, como maçã e banana, e utilizá-las como adubo. Muitas pessoas utilizam um produto chamado NPK (nitrogênio, fósforo e potássio), conhecido por “embelezar” as plantas e fazê-las crescerem mais rápido.
Solo/Substrato O solo deve estar bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica. Por isso, recomendando-se, para semeadura direta, cobertura do solo com adubo verde ou transplante de mudas direto sobre a palhada. A planta suporta solos compactados, mas evite os muito argilosos, isso pode prejudicar seu desenvolvimento.
Adicionar casca de ovo como adubo Esse nutriente, encontrado na farinha de osso, no húmus de minhoca e na casca dos ovos, ajuda a deixar folhas e caules mais duros e resistentes ao vento. Se suas suculentas parecem meio “caidinhas”, experimente triturar a casca dos ovos no liquidificador e jogar esse pó na terra.