Como fazer um cronograma passo a passo
Benefícios do cronograma
Um cronograma irá garantir que esses cabelos recebam todos os nutrientes necessários regularmente. Para quem está passando pela transição capilar, este processo é ainda mais importante, pois, nessa fase, os fios costumam ficar mais frágeis devido à mudança de texturas.
O cronograma capilar é uma rotina de cuidados com o cabelo que pode ser feito em casa e se reveza em três tipos de técnicas: hidratação, nutrição e reconstrução. Cada uma delas tem um objetivo: Hidratação: reposição de água no fio. Nutrição: reposição de nutrientes ao cabelo.
Sete dias é a periodicidade média que o cabelo pede hidratação. Cabelos mais ressecados podem requisitar um intervalo menor; os mais oleosos, um intervalo maior – 20 dias, aproximadamente. Porém, o tempo médio é de uma semana entre uma hidratação e outra.
É um tratamento que deve ser contínuo. O ideal é encontrar o produto mais apropriado para o seu tipo de cabelo, aprender a fazer o procedimento em casa e repeti-lo periodicamente, de preferência até duas vezes por semana.
Frequência: 1 ou 2 vezes por semana, para quem lava o cabelo até 3 vezes por semana, quem lava todos os dias, pode optar por acrescentar mais 1 dia de hidratação ou intercalar com uma umectação. Essa frequência não é alta e não pesa nos fios.
A hidratação em excesso faz os fios ficarem pesados Suas madeixas acabam sofrendo o famoso efeito rebote. Por isso, fique atenta a quantidade de vezes que você hidrata seu cabelo. O ideal é que o tratamento seja feito de duas na semana.
Para manter o cabelo com química macio, brilhante e saudável, use máscaras de hidratação ou visite o salão para hidratar, no mínimo, uma vez por mês. Além disso, evite lavar os cabelos todos os dias para evitar que os fios percam a umidade natural e acabem ficando secos e quebradiços.
Só deixo claro que não é proibido usar o shampoo anti resíduo, vai de cada um, se achar necessário aplicá-lo antes da hidratação, pode aplicar. Depois da hidratação, enxague bem os cabelos com água.
Passar condicionador apenas nas pontas Antes de passar o condicionador, que vai deixar o cabelo mais macio e suave, é importante remover o excesso de água apertando o cabelo com a mão. Em seguida, deve-se aplicar o condicionador nas pontas e nunca na raiz e massagear os fios para promover o fechamento das cutículas.
Lavar os cabelos todos os dias faz mal? ... Não existe uma regra de periodicidade para a lavagem do cabelo, depende do tipo de cabelo, da região em que a pessoa vive e, claro, do bom senso. Quem tem cabelos mais oleosos deve sim lavá-los diariamente. Já quem tem fios mais secos pode lavar dia sim, dia não.
Ocorre justamente o contrário, segundo os especialistas em cabelo. Lavar a cabeleira todo santo dia, com bons produtos, como um shampoo suave ou outro específico para seu tipo de cabelo, não causa problemas à saúde do couro cabeludo ou aos fios. Sejam curtos ou longos, secos ou oleosos.
A frequência ideal gira em torno de uma vez a cada 3 dias mas pode ser um pouco mais frequente e ter um intervalo de dois dias, caso seus cabelos sejam mais oleosos.
Lavar ou não as madeixas? Depois de saber de que maneira o suor age nas madeixas, a resposta parece um pouco óbvia: "Sim! Para retirar completamente o sal e a gordura produzidos em excesso durante a malhação, é fundamental lavar os cabelos.
“Lavar poucas vezes o cabelo pode até deixar o aspecto das mechas mais bonito, pois retira menos da oleosidade natural que as nutri. Porém, essa camada protetora de óleo pode ser reposta durante o banho com máscaras e condicionadores. O ideal é lavar o cabelo pelo menos duas vezes na semana”, finaliza Marcela.
Lavar os cabelos logo pela manhã também pode ser uma boa escolha para aquelas que não querem correr o risco de acordar com os cabelos sem formato.
O ideal é deixar a preguiça de lado e encarar o secador — ou lavar o cabelo mais cedo e deixá-lo secar naturalmente. Embora tomar um banho antes de dormir ajude a aliviar o estresse e a tensão muscular, o que favorece um sono mais tranquilo, o hábito de lavar os fios e deitar-se é prejudicial à saúde dos seus cabelos.
“Não existe uma necessidade de lavar os fios diariamente, inclusive isso pode trazer alguns benefícios ao cabelo”, garante. Se os fios não ficam com aspecto ensebado, é possível lavar uma vez por semana, sem problema algum. “Tudo depende do seu tipo de cabelo.
Porém, de acordo com alguns especialistas, pode não ser muito recomendado passar mais do que 5 dias sem lavar o cabelo com shampoo. Isso porque, como o couro cabeludo está sempre produzindo sebo, pode haver um acúmulo de óleo e o surgimento de uma dermatite seborreica.
Se você é do tipo que lava o cabelo todos os dias, é hora de mudar! Quem tem cachos deve lavar os fios, em média, três vezes por semana. Se o cabelo for crespo e volumoso, duas vezes por semana são suficientes para não danificar os fios.
7 dicas para o cabelo crescer mais rápido