Para a elaboração da pesquisa salarial, devem ser seguidas as seguintes fases: · Seleção dos cargos a serem pesquisados. · Seleção das empresas participantes. · Preparação do manual de coleta de dados.
A boa política salarial pode ser definida como um fator totalmente estratégico para uma empresa. Ela é um diferencial, tanto para que a organização se destaque e se posicione no mercado, como também para o colaborador, que fica mais motivado e produtivo diante de uma remuneração adequada à sua função.
A primeira ação para elaborar um plano de cargos e salários é fazer uma pesquisa profunda sobre a estruturação atual da empresa: quais as funções existentes, quem está ocupando essas vagas, qual será o reajuste salarial, entre outras informações.
Pesquisa de salários é o estudo do comportamento salarial praticado em certo setor empresarial. A pesquisa salarial não difere das demais pesquisas e, portanto, deve conter as fases de coleta, tratamento estatístico e análise dos dados para propiciar tomadas de decisões (CHIAVENATO, 2010).
Como a pesquisa salarial envolve custos operacionais e tempo para coleta, triagem, tabulação dos dados, muitas empresas preferem recorrer a consultorias de RH para comprar suas pesquisas.
3-Quais os tipos de amostra que são utilizados na pesquisa salarial? Geralmente, são utilizadas duas técnicas de amostragem: estratificada e de conveniência. Utiliza-se a amostra estratificada para a escolha dos cargos a serem pesquisados. Assim, são escolhidos cargos de diversos planos salariais (grupos ocupacionais).
Consideram-se também como remuneração indireta as despesas com benefícios e vantagens concedidos a administradores, diretores, gerentes e seus assessores, pagos diretamente ou através da contratação de terceiros, tais como: ... Na remuneração indireta, o código DARF para recolhimento do imposto é 2063.
Os principais métodos de remuneração funcional ou por cargo, citados por Chiavenato (1999) são: o método de escalonamento simples, o método de categorias predeterminadas, o méto- do de comparação por fatores e o método de avaliação por pontos, esse último tornou-se o método de avaliação e remuneração dos cargos mais ...
O reajuste salarial anual é um direito de todo trabalhador, garantido pela CLT, que obriga empresas e sindicatos profissionais a firmarem acordo em favor dos empregados, no que se refere ao aumento salarial em função da inflação e outros fatores econômicos.
O reajuste salarial ocorre sempre a partir da data estabelecida em acordo ou convenção coletiva de trabalho, ou seja, se o empregado cumpre o aviso de um mês para outro, e o reajuste ocorre a partir do mês que termina o aviso, este empregado terá direito ao aumento salarial somente sobre o saldo do mês em que houve o ...
Convenção Coletiva de Trabalho (2019/2020)
R$ 1.
Reajuste ocorre em janeiro, mas é pago em fevereiro No entanto, caso haja uma modificação no valor do salário ainda em janeiro, o montante retroativo será acrescido ao salário de fevereiro, que cairá na conta do trabalhador em março.
O piso do salário mínimo é baseado no INPC do ano anterior. Entretanto, o cálculo foi determinado com base em projeções, já que o mês de dezembro não tinha sido encerrado, será preciso realizar novas mudanças. Pela projeção de 5,26% do INPC, o governo reajustou o salário que entrou em vigor em 1° de janeiro de 2021.