A iluminação é muito importante para o teatro, pois através dela podemos ambientar a cena e ampliar as emoções nela exploradas. É fundamental que o iluminador conheça bem o texto e as marcações cênicas determinadas pelo diretor do espetáculo.
Iluminação é um conceito teologógico presente em todas as religiões relacionado à revelação espiritual, ao entendimento profundo da mente divina e do significado e propósito de todas as coisas, à comunicação direta com a divindade, ou ainda a um estado alterado da consciência onde tudo é percebido como uma unidade.
Ser iluminado!!! Uma boa Iluminação Cênica voltada para os projetos em espetáculos para teatro é capaz de criar momentos, ou seja, despertar emoções.
A este tipo de iluminação também se dá o nome de iluminação cinética. Exemplos destes tipos de luz são: a luz das velas ou da fogueira. Normalmente é uma luz mais débil que a dos outros tipos, mas é uma luz mais calorosa. É uma luz que transmite mais sensações e mais vivacidade do que as outras.
As quatro principais qualidades que uma luz de palco deve possuir são: intensidade, cor, padrão e foco.
Quando a luz era filtrada através de vinho tinto ou sedas coloridas. Mais tarde, painéis coloridos feitos de gelatina se tornariam o método de escolha. O termo “géis coloridos” ou apenas “géis” ainda é usado no teatro moderno hoje, embora os filtros sejam feitos de materiais mais duráveis.
Em outras palavras, essa destreza e habilidade em lidar com um espaço através da “luz”: é função do iluminador, ou lighting designer (caso você goste mais de chamado assim).
Eletricistas em teatro são responsáveis por todos os aspectos no projeto de iluminação em uma produção teatral. Eles também podem ser responsáveis pelos efeitos especiais (tais como neblina) e ligar outros aparelhos eléctricos (tais como motores) utilizados na produção.
quem cuida disso? A)eu responsável pelo estar diretamente ligado ao figurino ocupa o cenário eu fico organizando os móveis ou seja tudo que compõem a cena.
Assim, o sonoplasta é o responsável pela criação, pesquisa, gravação, finalização, sonorização e operação dos efeitos sonoros e músicas que o espetáculo necessita. É ele que, com criatividade e técnica, resolve os climas e efeitos propostos durante os ensaios ou rubricados no texto.
O roteirista é o profissional que cria ou adapta histórias para a realização de uma produção audiovisual de qualquer tipo: filmes, séries, novelas, peças de teatro, documentários, videoclipes, entre outras. O trabalho do roteirista depende do projeto em que ele está envolvido.
A função principal do roteirista é desenvolver o "plot", a trama, do filme, sendo ele que organiza o início, meio e fim da narrativa, estabelecendo as motivações das personagens, os conflitos e o modo como estes se solucionam.
O roteiro serve como guia para um filme a ser feito. Um mapa narrativo para a equipe técnica chegar a uma obra audiovisual. ... “O roteiro é o filme no papel. É a descrição das imagens, das ações e das falas dos personagens em um texto.