Classificar sintaticamente os termos de uma oração é indicar a função sintática dos termos de uma oração. Por exemplo, dizer que termo é sujeito, predicado, objeto, predicativo, adjunto, complemento nominal, etc. Veja alguns exemplos de funções sintática em uma oração: "Nosso filho achou a escola boa."
São classificados em:
Os termos acessórios são aqueles que modificam ou especificam outros termos e que não são essenciais para a estrutura sintática das orações. São eles: a) Adjunto adnominal – é um termo que possui valor adjetivo e que especifica ou delimita o significado de um substantivo.
Em análise sintática, cada palavra da oração é chamada de termo da oração. Termo é a palavra considerada de acordo com a função sintática que exerce na oração. Também conhecidos como termos "fundamentais", são representados pelo sujeito e predicado nas orações.
Função sintática é o papel que determinada palavra desempenha dentro de uma oração. A função de cada termo da oração é determinada pela análise sintática. Nesse tipo de análise, cada termo da oração é estudado de acordo com o sentido e posição que ocupa na oração, estabelecendo relação com os restantes termos.
A forma verbal "injetaram" está na 3ª pessoa do plural. Ela se refere ao termo "seres estranhos". Esse termos tem a função sintática de sujeito da oração.
Os três termos integrantes da oração são: Agente da passiva: indica quem praticou a ação de um verbo na voz passiva; Complemento nominal: completa o sentido do adjetivo, do advérbio ou do substantivo; Complemento verbal: completa o sentido dos verbos transitivos.
A análise sintática faz parte de uma grande área chamada de sintaxe. Ela estuda a função que as diferentes classes gramaticais exercem quando estão dispostas dentro de uma oração. A análise sintática trata então das funções sintáticas, como o complemento nominal, o sujeito e os tipos de predicado.
Observe que, em (1), o substantivo desempenha a função de sujeito da oração. Já em (2), o substantivo age como predicativo do sujeito. Assim, podemos perceber que essa classe de palavras, o substantivo, pode exercer diferentes funções sintáticas dentro das orações.
Resposta. Resposta: A função, como já dito, é vocativo e sujeito. Não pode ser considerada como sujeito porque não se separa com vírgula sujeito e verbo e o sujeito da segunda frase é "esse".
Como Descobrir se a palavra é um Substantivo, Adjetivo ou Advérbio? Tente colocar a palavra “TANTO” ou “TANTA” antes da palavra que você tem dúvida se é ou não substantivo. Caso a expressão tenha SENTIDO, a palavra será substantivo. TANTO caderno – Ficou com sentido, logo é substantivo.