O retrovírus é um tipo de vírus que contém como material genético o RNA associado à enzima transcriptase reversa. Os vírus podem ser classificados de acordo com seu genoma, constituído de DNA ou RNA, em fita simples ou dupla, linear ou circular, de polaridade positiva ou negativa.
São exemplos de retrovírus: os vírus da imunodeficiência humana (HIV-1 e HIV-2), o vírus da leucemia de bovinos (BLV), o vírus da imunodeficiência de felinos (FIV), o vírus linfotrópico humano tipo I e II (HTLV-I/II – Human T Lymphotropic Virus Type I/II).
Retrovírus: formados por RNA, por exemplo o vírus HIV. Arbovírus: transmitidos por insetos, por exemplo o vírus da dengue. Bacteriófagos: vírus que infectam bactérias.
Vírus oncogênicos são aqueles em que já se tem uma associação comprovada entre a infecção e o câncer./span>
Organização do Genoma Bacteriano• O genoma bacteriano está condensado e organizado em uma estrutura denominada Nucleóide. Nucleóide ou Cromossomo Bacteriano: constituído por uma única molécula de DNA fita dupla, circular, não delimitado por membrana nuclear, e é capaz de autoduplicação./span>
Os plasmídeos são pequenas moléculas circulares de DNA bacteriano que atuam principalmente em funções adaptativas. ... Essas moléculas destacam-se por sua capacidade de duplicação independente, ou seja, são capazes de se replicar independentemente do DNA cromossomal.