Multiplique o comprimento do diâmetro, a distância do vértice ao vértice oposto, por 0,383 para calcular o comprimento do lado. Por exemplo, o diâmetro é 10 cm — 10 cm multiplicado por 0,383 resulta em 3,83 cm.
Para calcular o apótema vamos considerar um polígono regular de 6 lados, um hexágono, cujo lado mede 3 cm. Primeiro precisamos saber qual será o ângulo no ponto de onde sai o apótema. Para isso, pasta dividir 360° pela quantidade de lados do polígono, no nosso caso, 6 lados. Assim, teremos 60°.
Apótema do quadrado
Sendo assim, para cada um dos quatro cantos do quadrado a distância do centro é exatamente igual ao valor do raio do círculo no qual o quadrado está inscrito. O primeiro passo para achar o comprimento do lado é cortar o quadrado na diagonal, transformando-os em dois triângulos retângulos.
O lado do quadrado mede L e o raio r da circunferência inscrita é a metade do lado, isto é r=L/2. O raio da circunferência circunscrita é a metade da diagonal do quadrado de lado L. Como r2=2(L/2)2=12L2, então r=12L√2.
Ao dividir o diâmetro ao meio, vamos obter o raio da circunferência, ou seja, o raio (r) de uma circunferência é o segmento que une o centro e a extremidade. Nesse caso, o raio é o segmento CB. Podemos estabelecer uma relação matemática entre esses dois elementos, uma vez que o diâmetro é o dobro do raio.
Uma circunferência circunscrita a um retângulo irá tocar nos vértices do retângulo e o raio será a metade da diagonal do mesmo.
Sua área também é calculada com o produto da base pela altura. Mas podemos resumir essa fórmula: Como todos os lados são iguais, podemos dizer que base é igual a e a altura igual a , então, substituindo na fórmula A = b .
Para calcular a superfície ou área do retângulo basta multiplicar o valor da base com o da altura. Portanto, o valor da área da figura é de 50 cm2.
Como calcular as dimensões de um retângulo
Comprimento, largura e altura
Cálculo da área de terrenos quadrados ou retangulares O cálculo da área neste caso é bem simples, basta multiplicar lado x comprimento para retângulos ou lado x lado para quadrados. Exemplos: Um terreno com 15 metros de frente e 25 metros de comprimento.
A área do triângulo geralmente é calculada através do produto da medida da base do triângulo pela sua altura, e dividido por 2. O triângulo é um polígono com três lados, este lados são formados por segmentos de retas unidos em três pontos que chamamos de vértices.
Resposta. Multiplicando a base pela altura e dividindo por 2.
Enunciado e Fórmulas O teorema dos cossenos estabelece que: "Em qualquer triângulo, o quadrado de um dos lados corresponde à soma dos quadrados dos outros dois lados, menos o dobro do produto desses dois lados pelo cosseno do ângulo entre eles."
Hipotenusa: é o lado oposto ao ângulo reto, sendo considerado o maior lado do triângulo retângulo.
Ou seja, o triângulo escaleno é aquele formado por três lados e três ângulos diferentes entre si. O perímetro de um triângulo escaleno é encontrado somando todos os lados e o valor da soma dos seus ângulos internos, como todos os triângulos, é igual a 180º.
Quando conhecemos dois de seus lados, é possível encontrar o terceiro lado pelo teorema de Pitágoras. Essa relação diz que a soma do quadrado dos catetos é sempre igual ao quadrado da hipotenusa. O teorema de Pitágoras relaciona os três lados do triângulo retângulo.
Para calcular a área de um triângulo equilátero, inicialmente traçamos a altura relativa a um dos lados. Pelas propriedades sabemos que a altura coincide com a mediana, ou seja, ao traçar a altura, divide-se o lado pela metade.
Explicação passo-a-passo: Se o triângulo é equilátero,ele possui todos os lados e todos os ângulos iguais,então se um lado mede 7cm sucessivamente os outros dois terão a mesma medida.
Fórmula: altura de triângulo equilátero No caso do triângulo equilátero, é possível desenvolver uma fórmula que relaciona a altura à medida do lado do triângulo. Portanto, se um triângulo equilátero possui lado l, sua altura medirá l√32.
Um triângulo que possui dois lados com medidas iguais recebe o nome de triângulo isósceles. O lado restante, que não foi observado ou que é diferente, é comumente chamado de base. De posse dessas informações, observemos o triângulo abaixo, cujos lados AC e BC têm a mesma medida. AC = BC = 5,2 e a base é o lado AB.
O triângulo escaleno é um polígono que não possui lados iguais, ou seja, todos os seus três lados têm medidas diferentes. Desta forma, esse tipo de figura geométrica não irá possuir eixo de simetria.
O triângulo escaleno possui todos os seus lados diferentes, ou seja, cada lado tem uma medida diferente.
Triângulo equilátero