A fórmula para medir a velocidade angular é ωm = Δφ/Δt. A unidade do sistema internacional (SI) é rad/s (radiano por segundo), cujo valor aproximado é 57,3º. A volta de uma pista completa tem um ângulo de 360 º, o que equivale a 2π radianos. A unidade de medida, não padronizada pelo SI, é o rpm (rotações por minuto).
A instalação e o funcionamento é bastante simples. Enrole 3 voltas do fio que acompanha o produto no cabo de vela e conecte a outra ponta do cabo no horimetro, a partir deste momento toda vez que o motor entrar em funcionamento o horimetro estará contando as horas.
A ligação dos fios funciona da seguinte maneira: Fio vermelho: Positivo no pós-chave; Fio preto: Negativo (direto na bateria ou no aterramento); Fio azul: Bobina, ou seja, este fio vai enviar o sinal ao conta giros.
É possível ligar o horímetro ao sinal D+? Sim, mas devo saber que as horas indicadas são apenas do motor em funcionamento. O negativo do horímetro deve ser ligado no negativo da bateria, e o positivo no D+. Nesse caso se o horímetro possuir iluminação, a mesma só funcionará quando o motor estiver em funcionamento.
A rotação do motor tem uma variação grande por conta da aceleração e redução na velocidade do carro, mudando entre 800 e 5.
Para resolver este problema existem algumas opções. Uma delas é a utilização de um redutor. Como o nome sugere, os redutores servem para reduzir a velocidade de um motor através de um processo mecânico. Grosso modo, os redutores possuem um eixo de entrada, um conjunto de engrenagens e um eixo de saída.