Instalando a IDE para Programação do Arduino Você vai precisar instalar o compilador do Arduino, onde serão escritos os códigos para enviar para a memória do Arduino, para que dessa forma ele possa executar. Assim, chamamos esse programa de Integrated Development Environment, dai a sigla IDE.
Ela pode ser usada para programar qualquer tipo de hardware, desde os mais simples até os mais complexos. Além disso, C++ é uma linguagem que gera programas em código de máquina, que funcionam com ou sem a participação de sistemas operacionais no dispositivo.
Como criar um programa em linguagem C
Testar o Arduino
O jeito mais simples de testar um Arduino é usando o programa Blink (Piscar) dos exemplos da IDE do Arduino. Dessa forma, se a placa estiver OK e se o programa for gravado corretamente, o Led amarelo embutido na placa e conectado à porta D13 ficará piscando na frequência de 1 Hertz (uma vez por segundo).
Para montar este circuito, faremos da seguinte forma:
perto de onde desenvolve ou usa seus projetos de eletrônica, saiba que ela pode ser uma fonte de energia bastante prática e acessível, bastando cortar cuidadosamente um cabo USB 1 ou USB 2 para aproveitar 2 dos 4 fios internos dele: o de alimentação (geralmente vermelho) e o common ou terra (geralmente preto).
Para desenvolver diretamente no standalone, podemos plugá-lo à IDE do Arduino por meio de um adaptador USB-Serial, que pode ser um módulo dedicado (FTDI ou similares) ou mesmo um outro Arduino rodando um programa especial para isso.
Reabra o Arduino, vá em Ferramentas>Placa e clique em ATMega328. Quando fizer isto, uma série de opções irão aparecer no menu Ferramentas. Se você não conhece o que são, altere apenas a opção clock para “8MHz Internal”.
Conectando o cabo ICSP no Arduino, conecte o USBasp no computador, e navegue no menu superior em Tools/AVRDude USBasp. O código será enviado ao Atmega328p, e o LED na porta PB5 ou LED "L" irá piscar a cada 500ms. A execução do AVRDude irá aparecer na janela de Output do Atmel Studio.
O bootloader é um programa presente em todo dispositivo que use um sistema operacional, sendo responsável por gerenciar a inicialização. O termo é mais relacionado ao Android, por também gerenciar a recuperação em caso de erros e permitir, após desbloqueio, a instalação de versões alternativas do robozinho do Google.