Estratos A1+A2 > 25% dos periódicos que a Área publicou no triênio anterior; Estratos A1+A2+B1 > 50% dos periódicos no Qualis; B2+B3+B4+B5 = 50% dos periódicos.
O Qualis Periódicos é responsável por classificar a produção científica desenvolvida pelos cursos de pós graduação do País a partir dos artigos publicados em revistas científicas. ... É dela que recebe toda a base de dados necessária para gerar a classificação dos programas de pós graduação brasileiros.
O Qualis Periódicos, portanto, é uma das ferramentas utilizadas para a avaliação dos programas de pós-graduação no Brasil. Sua função é auxiliar os comitês de avaliação no processo de análise e de qualificação da produção bibliográfica dos docentes e discentes dos programas de pós-graduação credenciados pela Capes.
Caso queira conferir o Qualis das revistas, acesse a Plataforma Sucupira ou se tem dúvidas ou curiosidades sobre os critérios usados em seu campo científico, entre em contato com as comissões científicas da Capes.
O QUALIS disponibiliza uma lista com a classificação de diversos periódicos em estratos A1, A2, B1, B2, B3, B4, B5 e C, sendo A1 atribuído como nível mais elevado e C como nível mais baixo. ...
Antes de mais nada, é preciso saber que a qualidade dos periódicos é classificada anualmente no Qualis da Capes em estratos: A1; A2; B2; B3; B4; B5; C. A grosso modo, pode-se dizer que um periódico A1 é uma revista “top”, enquanto um periódico C é um zero à esquerda.
Para entender melhor a classificação do Qualis, é só constatar os seguintes aspectos de cada indicativo:
As 10 melhores revistas científicas para estar sempre atualizado
Escolher a revista para publicar seu artigo pode até parecer uma tarefa fácil....Listamos aqui seis pontos importantes e que você deve ficar atento na hora de escolher:
É essencial que o artigo científico tenha título, resumo, nome do autor e lista de referências de todas as fontes consultadas. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) tem uma norma que fala especificamente de artigos científicos para publicação periódica, a NBR 6022.
Com o artigo feito e concluído, siga os seguintes passos, descritos por Ernani: